terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Motomu Toriyama e Yoshinori Kitase rebatem críticas de FFXIII (Multi)

A expectativa de muitos acerca do lançamento próximo (9/3) do título é grande, mas esta mesma empolgação por um episódio tradicional é marcada por comentários e resenhas desanimadoras sobre principalmente o andar da história, que segundo alguns segue demasiadamente de forma linear


Entretanto, e em relação ao tópico, os respectivos diretor (Kitase) e produtor (Toriyama) enfatizaram suas opiniões sobre o assunto, tudo através de comentários cedidos numa entrevista para a Xbox World 360:   
"Tentamos não ligar muito às críticas. Muitas delas foram feitas porque a primeira metade do jogo é muito linear," detalha Yoshinori Kitase, e diz que possui "uma história que contar, e é importante que os jogadores conheçam os personagens e o mundo em que habitam antes de soltá-los por ali"
Isso pode ser verdade, mas a consideração é válida se for uma nova política estabelecida a partir de agora, afinal, os outros principais episódios da franquia nos "soltam por aí", onde podemos optar por seguir o desenrolar da trama, ou simplesmente desvendar missões paralelas. O 12º episódio (PS2) é um exemplo recente e extremamente contrário do adotado em Fabula Nova Cristalis. Contudo, a idéia de se conhecer detalhadamente cada personagem é satisfatória, mas, precisava mesmo tomar metade do jogo?

Já o produtor Motomu Toriyama afirma:
"Muitos analistas analisaram Final Fantasy XIII de um ponto de vista ocidental, quando olha para a grande maioria dos RPGs ocidentais vês que eles largam-te num mundo aberto, deixando-te fazer o que quiseres... é complicado contar uma boa história quando dás tanta liberdade."
Em relação a opinião acima só tenho Fable (PC) em mente. Acredito que tenha sido a última versão ocidental de um RPG que eu tenha jogado até o final, e que melhor exemplo para livre arbítrio quanto o próprio? Não o achei um jogo ruim, mas minha experiência não se manteve em patamar excepcional algum.

@Eurogamer 

2 Comentários:

Pilyw disse...

Well, só nos resta esperar, jogar-mos e cada um dar sua própria conclusão xP

Mas na MINHA opinião, o jogo ja é ruim só pelo fato das summons serem veículos e os Chocobos terem ganhando uma aparência mais robusta e orelhas de cachorro...

Hazuki disse...

Nem tinha reparado nas orelhas dos chocobos, mas será que são todos? o pequeno do Sazh não possui isso, mas ele é apenas um "pinto".

Eu também acredito que só jogando pra chegar uma veredicto, mas a respeito dessa linearidade de 50% do jogo, não há como dizer que é opinião particular, mas sim um fato do jogo.