segunda-feira, 1 de março de 2010

Quest em foco: Março em prol da Fantasia Final (Multi)

Em nosso artigo de estréia nós conhecemos títulos de Fevereiro que mereciam a atenção de qualquer fã de RPGs eletrônicos, como o medianamente bem recebido White Knight Chronicles: International Edition (falando pela mídia em geral, mas pessoalmente eu ainda gostaria e muito de jogá-lo) ou mesmo a versão portátil do megasucesso online Ragnarok DS. Entretanto, no mês que agora adentramos é impossível não destacar 1 título em questão, de uma franquia amada por mim e todos os membros do SideQuest e que também é mais que responsável por grande parte de muitos de nós apreciarmos hoje tão cegamente a interpretação virtual:


Sim, é hora de voltar com foco tradicional em solo fantasioso. Após anos de desenvolvimento o 13º episódio será finalmente lançado, e haja expectativa, afinal, muitos que aguardam ansiosos já tiveram de lidar com discussões sobre a linearidade que não é conversa, mas sim um fato do jogo, onde produtor e diretor acabaram intervindo ao rebater as críticas e dizer, resumidamente, não se há uma boa história com demasiada liberdade. Se isso prejudica o jogo ou não, só você pode chegar a um veredicto final, ainda que de uma forma geral seja muito difícil abalar as estruturas quase impermeáveis de uma base de fãs como a de Final Fantasy. Certo?

Ainda este mês atravessaremos demais plataformas, trazendo estilos variados para muitos gostos, todos em destaque ao nosso radar RPGista. Let the game begin!

Obs: As datas a seguir condizem com o lançamento dos títulos em território norte-americano

Também disponível para: Xbox 360
Desenvolvimento: Square Enix
Publicação: Square Enix (09/03)
Site oficial: finalfantasyxiii.com

Sinopse: Antes exclusivo do PS3 a Square Enix surpreendeu (ou mesmo irritou) muitos de nós fãs da franquia, afinal, na E3 de 2008 o título tornou-se então um multiplataforma, ganhando também uma versão para X360 no mercado Ocidental (no Japão a exclusividade ainda é do console Sony).

A trama ocorre majoritariamente em dois lugares distintos. Em Cocoon – residência da paz e prosperidade – uma garantia de proteção pelos benevolentes fal'Cie, seres criados por cristais que abençoam a humanidade. Porém Pulse – o temido e detestado mundo abaixo – é também revelado como lar de um desses seres, aquele que acorda de seu descanso e acaba por finalizar com a mesma tranqüilidade de outros.


Humanos agora são amaldiçoados através de uma marcação, onde o ditador e fal'Cie de Pulse escolhe aqueles que deverão servi-lo, e o escolhido – sob o nome de l'Cie – desconhece claramente seu objetivo final, mas sabe que o não cumprimento de uma missão em um determinado período acarretará em sua transformação para um "Corpse Cie" – espécie de monstro destinada a viver sob uma penalidade mais árdua que a própria morte.

Os personagens jogáveis e membros da trama principal correm o risco de tamanho e temível destino, tornando-se l'Cie de Pulse, logo, são vistos como inimigos da população residente de Cocoon. Aparentemente todos são postos sob essa situação numa forma involuntária, e precisam lutar contra a PSICOM – força defensora de Cocoon –, além do próprio fal'Cie de Pulse, responsável por suas aflições.

Algumas características que destacáveis pela jogabilidade deste 13º episódio se encontram em seu sistema de batalha, que permite ao jogador a mudança de estilos de combate através do Paradigm Shift, que garante até 6 distintos modos e possibilitando diversas combinações entre movimentos ofensivos e de defesa.

A linearidade foi outro ponto criticado por alguns em todo o decorrer dessa espera, mas quanto a isso Yoshinori Kitase e Motomu Toriyama, respectivos produtor e diretor do título, afirmam que é justamente para o conto de uma boa história e um melhor conhecimento dos cenários e protagonistas apresentados. Isso pelo que consta toma 50% do jogo, quando então ele lhe dá uma maior liberdade.

Em citação final voltamos nas batalhas, onde Eidolons (Summons) atuam no melhor estilo "Transformers", garantindo aos seus usuários (exclusivamente os l'Cie) poder suficiente ao completo sucesso de suas missões.

Trailer da versão Internacional com o tema "My Hands" da cantora Leona Lewis

Experiência Excedida:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título complementar: Pokémon SoulSilver
Desenvolvimento: Game Freak/Nintendo
Publicação: Nintendo (14/03)
Site oficial: pokemongoldsilver.com

Sinopse: Ao anúncio do ano passado a expectativa sempre foi muito extrema por aqueles que acompanham a franquia desde o início, presenciando então a impactante evolução da 1ª para a 2ª geração.

Em primeira vista a atualização é obviamente voltada aos gráficos, mas não, eles não se atualizam de forma exclusiva aqui, o que é uma pena. Sprites e cenários tridimensionais se asseguram de trabalho similar da 4ª geração (Diamond, Pearl e Platinum), mas ainda assim estes remakes tornam-se títulos imperdíveis, se destacando o suficiente para o mês que se inicia.

Utilizando os recursos do NDS vamos de encontro a uma nova interface para menus, além de uma visualização e navegação muito mais prática providenciada pelo uso de sua tela táctil. Outro aspecto relevante se volta na possibilidade de qualquer um dos Pokémons existentes seguir seu treinador, seja ele um pequeno Bellsprout, ou mesmo Steelix.

Quem comprar uma das cópias originais do título receberá grátis um acessório de nome Pokéwalker (um pedômetro). Com ele você poderá transferir os monstrinhos entre o card do jogo e o contador de passos, para então evoluí-los de forma extra. Ainda é possível se capturar exclusivos, dentre outras possibilidades que excedem as atividades impostas pelo próprio conteúdo das versões.

Trailer do evento Nintendo Media Summit (24/02)

Experiência Excedida:


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Também disponível para: Playstation 3
Desenvolvimento: tri-Ace
Publicação: SEGA (16/03)
Site oficial: sega.com/games/resonance-of-fate

Sinopse: A desenvolvedora responsável é principalmente conhecida por Valkyrie Profile, título em parceria com Square Enix e de extrema popularidade. Dito isto é válido afirmar que não é de hoje que a tri-Ace segue um padrão mais extravagante para os sistemas de combate dentre seus jogos, mas Resonance of Fate mesmo que através do mais simplista dos ataques já aparenta ir muito além do que qualquer "Soul Crush" – espere por movimentos acrobáticos e altamente cinematográficos, tudo ao mesmo tempo que desfere-se uma chuva de tiros aos inimigos.

Basel é um sistema experimental e criado para dar suporte a humanidade, raça que agora vive sobre esta torre – único local em todo o mundo capaz de lhes dar sustentabilidade para sobrevivência.

Os protagonistas Vasheron, Zephyr e Leanne fazem parte de uma força militar privada, trabalhando em diversas missões requisitadas por seus clientes. Através delas o trio descobrirá a verdade sobre este ambiente de altura maquinal.

Um último destaque dentro do título são as mudanças de visuais possíveis aos personagens, onde cada nova roupa reflete-se no próprio jogo e suas cutscenes.

Vídeo promocional da versão japonesa de nome End of Eternity

Experiência Excedida:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Também disponível para: Playstation 3, Xbox 360
Desenvolvimento: Bioware
Publicação: Electronic Arts (16/03)

Sinopse: A expansão para os mais de 3 milhões de títulos já comercializados mundo afora parece que será capaz de ampliar bastante conteúdo aos aventureiros, ao menos é o que seu preço de venda sugere: U$ 39,99.

A composição do pacote de Awakening consiste em, primeiramente, funcionar como um jogo próprio, ou seja, você não precisa ter o título original para desfrutar dessa aventura de estimadas 15 horas. Entretanto, no início da jornada lhe será dada a opção de importar seu personagem da trama anterior, ou mesmo criar um inteiramente novo.

Após a derrota do Archdemon era aguardada a erradicação dos Darkspawn, mas o que ocorre é o contrário. Como um agora comandante dos Grey Warden seu objetivo é reunir e reconstruir a ordem destes heróis afim de duelar contra a permanência das ameaças, sejam elas antigas ou novas providas pelo conteúdo expansivo.

Uma novo cenário chamado Amaranthine expandirá também o sentimento de novidade nas terras já exploradas por muitos, e além disso novas habilidades, magias, especializações e itens serão disponibilizados aqui.

Trailer de lançamento

Experiência Excedida:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Plataforma: Nintendo Wii (Wiiware)
Desenvolvimento: Studio Pixel
Publicação: Nicalis (22/03)
Site oficial: cavestory.com

Sinopse: Doukutsu Monogatari é o nome original deste título antes indie e agora prestes a ser comercializado e distribuído oficialmente a um console. Pixel (Daisuke Amaya) é o criador desta nostálgica aventura, e dentre todos esses anos em que seu jogo tornou-se referência na internet o mesmo não recebeu menos que elogios.

Tudo bem que você pode encontrá-lo por aí de graça para jogar no seu PC, mas, ao serviço de compras do Wii o jogo virá com melhorias na jogabilidade, artwork e música. Ainda não há um preço definido, mas a proposta aqui torna-se também uma forma de você fã do já conhecido jogo ajudar e incentivar o único programador do mesmo (Pixel) a quem sabe produzir continuações do título, ou simplesmente novos trabalhos que mesclem tão bem estes elementos de aventura, plataforma e RPG.

O protagonista Quote acorda sem memória em uma caverna onde acaba encontrando uma raça de seres conhecidos como Mimigas, descobrindo posteriormente que um tal "Doctor" pretende transformá-los em monstros ferozes para agir em seus planos. O herói sente-se na obrigação de ajudá-los, enquanto procura uma saída do local.

Trailer apresentado na última E3


Experiência Excedida:


  • Cavestory.org, site criado por SkyWelse e dedicado ao trabalho de Pixel em Doukutsu Monogatari;
  • Nicalis.com, saiba mais da publicadora do título e conheça outros projetos seus envolvidos com jogos indies.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Desenvolvimento: Atlus
Publicação: Atlus (23/03)
Site oficial: atlus.com/strangejourney

Sinopse: A Antártida é o palco de apresentação do novo episódio desta série diabólica, local onde uma espécie de buraco negro se formou e começa a engolir vagarosamente os arredores, deixando a sociedade mundial em estado de alerta e pânico.

Defronte a isso os governos de diversos continentes se unem para formar uma equipe "de ponta", com membros da Rússia, Estados Unidos, México ou mesmo Japão (caso do nosso protagonista). Devido ao desconhecimento completo da anomalia, nomeada de Schwarzwelt ("Mundo Negro"), as equipes enviadas foram com equipamentos de última geração, incluindo a armadura especial de nome Demonica e suas capacidades singulares. A equipe terá de lidar com um nível de surrealismo que humano algum jamais poderia imaginar.

O Sci-fi Strange Journey entra na franquia como um capítulo voltado para sua origem, deixando de lado a jogabilidade tradicional de um RPG e outros elementos "pop" do spin-off Persona. As batalhas de turno ainda se fazem presentes, e tanto elas quanto a movimentação geral são feitas através de uma perspectiva em 1ª pessoa. Um sistema de passwords (senhas) está implementado aqui e permite a troca de demônios com outros jogadores.

Vídeo promocional japonês #2

Experiência Excedida:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Também disponível para: Playstation 2
Desenvolvimento: RED Entertainment/ Idea Factory
Publicação: NIS America (30/03)
Site oficial: sakurawars.us

Sinopse: Conhecido como o 1º título da franquia Sakura Taisen (nome original japonês) a chegar em solo Ocidental. Mas antes que pensem se tratar de um episódio com produção contemporânea, saibam que Sakura Wars: So Long, My Love é originalmente de 2005.

Ambientado em uma futurista Nova Iorque dos anos 20 – possibilidade gerada através do uso do vapor – a trama nos apresenta o protagonista Shinjiro Taiga, um lieutenant da marinha recém chegado nos Estados Unidos, atrás de sonhos e ideais.

Devido ao seu senso de justiça ele é logo convidado pelas outras personagens principais a se unir ao grupo local conhecido como Star Division, que tem como objetivos primários atuar em peças da broadway e proteger a "Big Apple" quando chamados – essa questão da interpretação em peças dos personagens parece ser uma constante em toda a série Taisen.


So Long, My Love partilha o lado estratégico dos RPGs, além de também possuir uma boa parcela de elementos de Adventure: No campo de batalha o controle é direcionado aos mechas dos protagonistas, e além disso os mesmos são capazes de se transformar em jatos de combate para confrontos aéreos. O sistema LIPS ("Sistema vivo e interativo de imagens") é o grande responsável pela parte "inerte" do jogo, mas ainda assim ele apresenta características próprias que vão além da simplicidade em se escolher uma resposta dentre opções. De acordo com o que se faz no título a trama pode ser desvirtuada a outros caminhos, garantindo até mesmo diferentes finalizações.

O relacionamento entre personagens também se faz presente, onde elos formados por Shinjiro e as demais garotas influenciam o jogo, principalmente no campo de batalha quando são utilizados ataques em dupla ou mesmo trio.

Trailer oficial

Experiência Excedida:


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Mais uma vez temos variedade e até mesmo um possível motivo para ligarmos nossos Playstation 2, porém, é impossível não esperar que o destaque desta edição do Quest em foco tome toda e completa atenção dos fãs de RPG.

Particularmente falando todos os títulos aqui comentados são de meu agrado, mas como fã de Pokémon eu estou ansioso de que HeartGold & SoulSilver confirmem-se aos outros treinadores mundo afora (veteranos ou não na 2ª geração) de que são remakes dignos e expansivos, marcando uma experiência superior na base do mesmo conteúdo no lançamento de 2000.

Lembrando que os títulos japoneses que agora chegam em mercado norte-americano se saíram muito bem em análises críticas japonesas, o que confere de vez um ótimo leque de opções para Março.

Bons level ups!

0 Comentários: