quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Poké-Retroview 2ª parte: Kanto entre Verde, Azul & Vermelho (GB)

"Olá! Bem vindo ao mundo de Pokémon!
Meu nome é Oak, as pessoas me chamam de Professor Pokémon! Este é um mundo habitado pelas criaturas conhecidas como Pokémons! Para algumas pessoas os Pokémons são bichos de estimação. Outras os usam para lutas. Particularmente eu os estudo como uma profissão.

Sua própria lenda Pokémon está prestes a ser desvendada! Um mundo de sonhos e aventuras com os Pokémons o aguarda! Vamos lá!!"

– Professor Oak (ou Carvalho) e sua gentil redundância: Pokémon.








Na 1ª parte da Poké-Retroview você conferiu um pouco mais do processo de desenvolvimento que foi Pokémon, entretanto é a partir de agora que adentraremos de uma vez nos jogos propriamente ditos, ou seja, você vai recordar ainda mais seu passado com aquele Game Boy Classic, Pocket (meu caso) ou mesmo Color. Os anos passam, mas ainda temos que pegar todos, sempre!


A bem conhecida por muitos região de Kanto

Um novo "Godzilla" 

Antes de adentrar as versões que deram o pontapé inicial para a franquia, vale ressaltar também algumas particularidades do lançamento nipônico: Pocket Monsters, como mencionado na 1ª parte, levou longos 6 anos para ser lançado, onde o nascimento das versões Aka e Midori veio a ocorrer no exato dia 27 de Fevereiro de 1996.


#6 Lizardon (Charizard) estampa a edição Aka (Red); Midori (Green) recebe o #3 Fushigibana (Venusaur)

Após estes dois títulos o Japão viria a receber uma atualização para a franquia, tratava-se da versão Ao (Blue), que além de sprites melhores, possuía também sons e scripts superiores. Estas mesmas melhorias inclusive foram vistas e serviram como uma das bases principais para os lançamentos posteriores nos mercados norte-americano e europeu.


O #9Kamekkusu (Blastoise) era a estampa da vez

Ao encontro destas 3 versões nós ocidentais relembramos que nunca recebemos a versão Green original; para um público diferenciado a Nintendo achou que pegaria melhor as cores azul e vermelha, e não deu outra, pois o sucesso foi tremendo, onde o consumidor norte-americano, por exemplo, se mostrou tão entretido pela franquia como qualquer outro fã.

Pokémon versões: Red & Blue
Lançadas em: 30/09/1998 
Cópias vendidas (total; Midori inclusa): 31.37 Milhões


Agora focando os jogos sob uma das línguas mais faladas no mundo, vamos nos aprofundar mais em ambos os títulos.

 
Com certeza a fama da família de Charmander fez muita gente optar a versão vermelha!

Foi a partir da região de Kanto também que o bordão "Temos que pegar!" ficou mundialmente conhecido. As primeiras versões Red & Blue, sobre um carismático enredo, introduzem à você e seu alterego um mundo habitado por humanos e Pokémons. Ao completar 10 anos cada criança tem o direito de torna-se um treinador dessas coexistentes criaturas, e a cidade de Pallet desta região, através do Professor Oak, possibilita a cada uma escolher entre 3 distintas que a acompanharão durante toda sua jornada: Bulbasaur, Charmander e Squirtle, tipos grama, fogo e água respectivamente.


O primeiríssimo comercial norte-americano, com massivo marketing voltado não só para os jogos mas diversos produtos da linha de Satoshi Tajiri


Os primeiros iniciais são inesquecíveis
O desejo é se tornar um mestre, mas até lá uma estrada congestionada de outros treinadores com o mesmo objetivo estará presente para mostrar que essa aventura não será simples e fácil! Mas 8 se destacam nas principais cidades, cada um protegendo sua insígnia: Brock de Pewter protege a insígnia da Rocha; Misty de Cerulean a insígnia da Cascata; o Tenente Surge de Vermilion defende a insígnia do Trovão; Celadon traz Erika e sua insígnia do Arco-Íris; o ninja Koga de Fuchsia carrega a insígnia da Alma; Sabrina assombra Saffron com o domínio da insígnia da Lama; da fervente ilha de Cinnabar temos Blaine em defesa da insígnia do Vulcão; e na última barreira há o líder da Equipe Rocket direto de Viridian, Giovanni, mantendo a insígnia da Terra.

Muitos já desejaram em vida real ser mestres e deter uma dessas insígnias

Coletar essas provas de superação tornou-se uma regra para o alcance do título de mestre Pokémon de qualquer região existente, mas ainda assim o percurso vai além: o maior desafio de todos, a Elite dos 4, é um dos últimos momentos desta liga, e foi inicialmente formada por Lorerei, Bruno, Agatha e Lance, todos treinadores muito respeitados pelo domínio sobre seus tipos preferidos, um nível muito superior aos convencionais líderes de ginásio. Junto desta elite encontrava-se o mais famoso treinador, o campeão da liga Kanto, aquele que conseguiu superar de um tudo nesta região ao alcance deste posto, seu nome? Gary Oak. Foi por esse árduo caminho que muitos de nós atravessamos antes da classificação final como um verdadeiro mestre.


Red, Blue, "eu", "você" ou simplesmente Ash Ketchum da cidade de Pallet

Estas primeiras versões da série apresentaram inicialmente 151 Pokémons, sendo que o último, Mew, era somente obtido (de forma original) através de eventos organizados pela própria Nintendo, onde ela transferia a lenda psíquica para uma de suas versões, além de e lhe entregar um certificado de autenticidade e uma seqüência numérica (ID).

Para muitos brasileiros Mew permaneceu uma lenda, nada de eventos exclusivos por aqui...

Realmente uma das grandes idéias no sentido comercial da série foi ser lançada não em 1, mas 2 versões "diferentes". A única real mudança se dava pela disponibilidade dos monstrinhos, onde por exemplo se tinha Pinsir só na versão Blue, enquanto Scyther na Red (ambos do tipo inseto). Para completar a sua Pokédex (Pokéagenda; aparelho eletrônico desenvolvido pelo professor Oak para catalogar e detalhar as espécies encontradas no jogo) era-se obrigatório encontrar outro treinador com uma versão diferente e assim realizar trocas com o uso do acessório cabo game-link da Nintendo. Isso elevou o título como o mais interativo ao portátil na época. E claro, essa regra se perpetuou por toda a franquia de títulos principais nos portáteis, onde hoje vemos não das, mas três versões diferentes para cada nova região.



Não é difícil comentar o impacto que estes jogos tiveram sobre a indústria em seus respectivos lançamentos, sendo que, através destes 2 títulos iniciais nós obtivemos uma das melhores opções do gênero RPG para o portátil Game Boy em todos os seus anos de vida.

Pokémon se tornou uma marca irrepreensível e alcançou o mundo de forma avassaladora, mas nós, fãs principalmente dos jogos, ainda não tínhamos visto nada de um futuro ainda mais surpreendente.

Continuamos em Kanto no nosso próximo episódio, até mais!

0 Comentários: