quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Phantasy Star Online em 2010 = ? (multi)




Com o lançamento recente de Phantasy Star Zero muito tem se falado sobre o rumo dos episódios online da série, que deu inicio no Dreamcast e atualmente se concentra nos portáteis.

Os episódios online da série Phantasy Star seguem atualmente com duas fórmulas distintas, são elas:

Phantasy Star Online, abreviação PSO, e suas versões (PSO V2, PSO Episode I & II, PSO Blue Burst)
Phantasy Star Universe, abreviação PSU, e sua expansão Ambition of the Illuminus, além dos updates.

Nos episódios de Phantasy Star Online os elogios sempre estiveram presentes, porém com a chega de Phantasy Star universe foi quando os fãs dos episódios online se dividiram, com uma grande parcela decepcionada com esse novo caminho visto em Phantasy Star Universe. Isso é visto facilmente se compararmos a recepção de um Phantasy Star Online com a de Phantasy Star Universe.

Enquanto que Phantasy Star Online trouxe uma fórmula de sucesso e foi se mantendo conforme as diferentes versões, a chegada de Phantasy Star Universe trouxe idéias que em grande parte desagradaram os jogadores no seu lançamento, seja nas escolhas de design, na jogabilidade, apesar de alguns pontos interessantes o jogo foi duramente criticado. Muito foi melhorado em updates desde então, mas a imagem do jogo continua prejudicada até hoje.

As evoluções de Phantasy Star Universe se deram com essas expansões/updates e os dois Phantasy Star Portable, para o PSP, que seriam as versões portáteis do Phantasy Star Universe. O recém lançado (no Japão) Phantasy Star Portable 2 foi quem recebeu os maiores ajustes e melhorias na fórmula, apesar de ainda ser bastante inspirado em Phantasy Star Universe ele seguiu um rumo que provavelmente é o que todos esperavam desde o primeiro Phantasy Star Universe, com grandes ajustes na jogabilidade e novas idéias.

Já na divisão dos Phantasy Star Online a série estava "morta" desde o lançamento de Phantasy Star Online: Blue Burst para PC, em 2004, que era praticamente o episódio definitivo dessa divisão da série. Sua evolução veio recentemente com Phantasy Star Zero para o DS, título que volta a essas origens dos Phantasy Star Online e acrescenta algumas coisas que deram certo na fórmula de Phantasy Star Universe.

Atualmente é como se Phantasy Star Portable 2 e Phantasy Star Zero fossem uma mistura do que deu certo em seus respectivos jogos de referência, algo bom para ambos os títulos e que pode ser visto de uma maneira positiva num futuro título inédito, que poderia unir em definitivo o melhor de ambas as partes.

Agora em 2010 Phantasy Star Online completa 10 anos desde seu lançamento em 2000 para o Dreamcast, na época revolucionando a comunicação e a jogatina online. Apesar de antigo, seu trailer mostra o marco que foi o surgimento de PSO:



No guia oficial do recém lançado Phantasy Star Zero para o DS o produtor Satoshi Sakai comentou sobre esse futuro da série, dizendo que planejam algo para 2010 em comemoração aos 10 anos do Phantasy Star Online original. E tem mais, em uma entrevista no final de novembro para o site GameReactor ele ainda comentou que a série pode retornar para os consoles de mesa nessa comemoração de 10 anos:




Algo que aumenta ainda mais as expectativas é que essa semana a Sega anunciou que irá encerrar em março os servidores americanos de Phantasy Star Universe para o PS2 e PC, mantendo apenas o do Xbox 360 (que era separado) online. O que parece ser uma notícia triste de início, se torna interessante ao ver um comentário junto do anúncio onde a Sega declara que "isso irá criar uma abertura que possibilitará maiores e melhores coisas relacionadas a Phantasy Star num futuro bastante próximo."

O que isso quer dizer, ou como será comemorado esse aniversário de Phantasy Star Online, ninguém sabe, mas ficam as expectativas para que Phantasy Star Online volte a ter seu espaço também nos consoles de mesa e PC, já que apesar do bom resultado visto nos títulos para os portáteis, é aguardado que os episódios online da série também voltem a brilhar em "maiores proporções".

0 Comentários: