quinta-feira, 12 de março de 2009

Retrospectiva - Suikoden (Parte 2)

Parte 2 da Retrospectiva. Tentei manter os spoilers sob controle, após pedidos. Por esse motivo, também, as histórias ficaram mais resumidas que na parte 1.

Alerta: Ainda contém spoilers, mesmo que leves. Leia por sua conta e risco.


Gensou Suikogaiden 1 e 2

A série de spin-offs Suikogaiden consiste em duas graphic novels, lançadas em 1999 (Parte 1) e 2001 (parte 2), apenas no Japão, para o Playstation. Ambos os jogos tem como protagonista Nash Laktje, um espadachim vindo de Harmonia. Suikogaiden 1: Swordsman of Harmonia se passa no mesmo período e localização de Suikoden II, complementando a história do mesmo e adicionando um pouco a história dos personagens. Nash participa, nas sombras, de grande parte dos eventos de Suikoden II, ajudando a definir o caminho da guerra entre Jowston e Highlands.

Já Suikogaiden 2: Duel at Crystal Valley acontece após Suikoden II, e introduz muitos elementos na história, assim como mostra o destino de diversos personagens. Suikogaiden 2 se passava em Grasslands e Harmonia, locais que ainda não haviam sido visitados na série, e também introduz ao jogador os Fire Bringers e o Flame Champion, locais e elementos que viriam ser muito importantes para a série em pouco tempo. Ao final de sua jornada, Nash acerta as contas com seu rival, Zaj, assim vingando a morte de seus pais.

A série Suikogaiden nunca saiu em inglês, porém, pode-se ler resumos dos jogos na Gensopedia:


Suikogaiden 1 e 2 também foram os primeiros Suikoden a ter aberturas em forma de Anime. As músicas das aberturas são remixes com voz de músicas já existentes em Suikoden II.


Suikoden III

Lançado para Playstation 2 em 2002 no Japão e nos EUA, e nunca lançado na Europa, Suikoden III foi um dos mais bem sucedidos em vendas, porém não foi bem recebido por alguns fãs, na época, por mudar demais a fórmula da série. Entre as mudanças estão o sistema de batalha em duplas, skills, loteria, o fato do personagem principal não ser Tenkai Star, e o sistema de Trinity.

O jogo conta com três personagens principais, e se passa em três localizações. Hugo é filho de Lucia, antagonista em Suikoden II, e líder da tribo dos Karayans em Grasslands. Chris é lider dos cavaleiros de Zexen, e filha de um grande herói de seu pais. Geddoe é lider de um grupo mercenário que faz parte das forças de defesa da fronteira de Harmonia. O jogo é dividido em capítulos, e você pode ver os eventos do ponto de vista de ambos os lados do conflito, assim como de um observador externo.

Ao completar os três primeiros capítulos com os três personagens principais, e opcionalmente dois capítulos com um personagem secundário, um dos três personagens deve ser escolhido como sucessor do Flame Champion, e este será seu protagonista pelo resto do jogo. Zexen, Grasslands e até mesmo partes de Harmonia se juntam contra um mal maior: um bispo de Harmonia que pretendia destruir uma True Rune e acabar com o continente. No fim do jogo, poderia ser aberto mais um capítulo, com o ponto de vista deste inimigo.

Suikoden III também marcou a partida de Murayama, criador da série.

Na próxima parte da retrospectiva, Suikoden IV, Tactics e V.

0 Comentários: