sexta-feira, 6 de março de 2009

Retrospectiva - Suikoden (Parte 1)

Com o lançamento de Suikoden Tierkreis na segunda metade desse mês, muitos jogadores voltaram sua atenção pela primeira vez para a série. Os primeiros Suikoden para Playstation são considerados, hoje em dia, clássicos raríssimos, porém ainda pouco conhecidos se comparados a outras séries de RPG.
Esta restropectiva foi feita com o intuíto de informar quem acaba de conhecer a série, e também para refrescar a memória de quem jogou a muito tempo, ou até mesmo despertar o interesse de mais pessoas para a série.

ATENÇÃO!
Esta retrospectiva pode conter detalhes sobre a história e alguns spoilers. Leia por sua conta e risco.


Gensou Suikoden I (PS1/Saturn)

Lançado para Playstation em dezembro de 1995 no Japão, como Gensou Suikoden, e em dezembro de 1996 nos Estados Unidos e Março de 1997 na Europa, como Suikoden, também teve uma versão para Sega Saturn, com melhorias gráficas e um novo vídeo de abertura, lançada no Japão em 1998. Suas vendas nos Estados Unidos foram extremamente prejudicadas pelo lançamento de Final Fantasy VII, na mesma época, o que fez o jogo ser praticamente desconhecido por lá.

Suikoden conta a história do jovem Tir McDohl, filho do grande general Teo McDohl. Tir recebe uma missão do Imperador Barbarossa, onde conhece uma vidente chamada Leknaat. Porém, tudo muda quando o melhor amigo do protagonista, Ted, é morto por Windy, a maga do império. Antes de morrer, Ted revela que tem 300 anos, e não pode envelhecer, pois tem uma das 27 Runas Verdadeiras, chamada Soul Eater. Antes de morrer, Ted passa a Soul Eater para Tir.

Fugidos do reino, e com uma runa amaldiçoada que rouba a alma das pessoas próximas a seu portador, Tir e seus guarda costas não vêem outra opção se não participar do exercito rebelde, liderado por Odessa. Porém, pouco tempo depois, Odessa é assassinada e Tir, por ser portador da Soul Eater e ter potencial para fazer as pessoas se juntarem a causa, é considerado o novo lider. Porém, nem todos os membros do grupo aceitam isso.

Nesta parte do jogo começa o maior diferencial de Suikoden contra as outras séries, o fato de existirem 108 personagens a ser recrutrados para o castelo do seu exército, entre guerreiros, vendedores, ferreiros e até uma camareira para o hotel.

No final, após conquistar aos poucos vários territórios, o exército rebelde invade a capital, Gregminster, e acaba por vez com o império, porém o preço para isso não é baixo. Odessa, Ted, Teo, e opcionalmente Pahn e Gremio perderam a vida nesta guerra, e Viktor e Flik também se sacrificam para salvar Tir, após a derrota do império.

No final, Tir foge da cidade a noite (com ou sem seu guarda-costas, Gremio, dependendo se o jogador conseguiu ou não recrutar todas as 108 estrelas do destino). Porém, essa não é a ultima vez que ouviremos falar do nosso herói... e nem de Viktor e Flik.


Gensou Suikoden II (PS1)

Lançado em 1998 no Japão, 1999 nos Estados Unidos, e em 2000 na Europa, Suikoden II é uma continuação direta do primeiro Suikoden. Ao iniciar o jogo, você pode carregar o save de Suikoden I, o que faz com que os personagens que retornam fiquem mais fortes, sem contar que o jogo em si ganha cenas, itens e um personagem extra. O lançamento de Suikoden II foi ofuscado nos Estados Unidos por Final Fantasy VIII, o que fez ele ser pouco vendido e conhecido, na época, e se tornar um dos jogos mais raros de Playstation a ser vendido no ebay, com preços que ultrapassam US$100. Também é considerado o melhor jogo da série, por uma grande maioria dos fãs.

O jogo se passa três anos depois de Suikoden I, e conta a história de Riou, filho adotivo de um herói de guerra, e soldado da Brigada Unicornio de Highlands, um batalhão composto apenas de jovens soldados. A unidade de Riou sofre um ataque surpresa e, junto com seu amigo Jowy, Riou foge pulando em um rio. Riou é acordado por uma face familiar por quem acompanha a série, e vira prisioneiro no forte mercenário de Viktor e Flik, que escaparam com vida de Gregminster. Após trabalhar no forte, como prisioneiro, por alguns dias, Riou é resgatado por Jowy, e ambos fogem para sua cidade natal de Kyaro, em Highlands.

Chegando lá, porém, ambos são acusados de traição, e junto com a irmã do herói, Nanami, são presos. Pouco antes de serem executados, Riou, Jowy e Nanami são salvos por Viktor e Flik, que seguiram os heróis depois da escapada, e os resgatam. Riou e Jowy descobrem que a emboscada foi, na verdade, um plano do principe de Highlands para recomeçar a guerra com as Cidades-Estado de Jowston, e voltam ao forte dos mercenários, agora como membros do grupo.

Executando missões para os mercenários, Riou e amigos descobrem que Luca está atacando e destruindo, aos poucos e de maneira desumana, todas as cidades ao redor do forte. O forte também é atacado, e o grupo é obrigado a fugir para a capital das Cidades-Estado, Muse. Nesta fulga, Riou e Jowy descobrem uma caverna misteriosa, e ganham cada um uma metade da runa verdadeira chamada Rune of Beginning. As duas partes dessa runa estão destinados a lutar um contra o outro, sempre. E isso se manifesta logo, quando Muse também é atacada, e Jowy se volta contra o grupo, indo para o lado de Highlands.

Finalmente, é organizado um exército com motivação de unir as cidades estado contra Highlands, e tem como líder Riou. Enquanto isso, Jowy e seu estategista bolam um plano para matar Agares Blight, rei de Highlands , o que torna Luca o rei de Highlands, e faz com que Jowy se case com a irmã de Luca. Jowy bola outro plano, que faz com que os heróis embosquem Luca e, por fim, o matem, em uma das batalhas contra chefes mais épicas de todos os RPGs - São necessários um exercito emboscando Luca com flechas, três batalhas totalizando 18 personagens, com mais flechadas do meio, mais uma emboscada, e por fim, um duelo, para que Luca faça seu ultimo discurso e morra, ainda se declarando um demônio e superior a todos.

Jowy então se torna o rei de Highlands. Porém, o exército de Riou avança cada vez mais, chegando por fim a capital. Lá, a runa verdadeira conhecida como Beast Rune se manifesta como um grande lobo prateado de três cabeças. Após a derrota da runa, Highlands não existe mais, e as Cidades-Estado se reunem para formar a Repúplica de Dunan. Dependendo de muitos fatores na história, Nanami pode morrer e Riou e Jowy duelam até a morte, ou então ela, Riou e Jowy se reunem e saem em uma jornada pelo mundo.

A segunda parte da retrospectiva tratará de Suikoden III, uma história que se passa 15 anos depois de Suikoden II, e divide a história entre três personagens principais. Também falará sobre a série Suikogaiden, os primeiros spin-offs da série, que sairam apenas no Japão.

0 Comentários: