terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Poké-Retroview 3ª parte: Pikachu eu escolho você! (GB)

Seja mais uma vez bem vindo. Nesta 3ª parte da edição especial para o blog SideQuest da minha matéria focada na criação de Satoshi Tajiri, iremos continuar em Kanto, porém, estamos agora diante da 4ª aventura dos monstrinhos ao portátil Game Boy, que nada mais foi que uma atualização do conteúdo dos títulos originais adicionada de novidades relacionadas ao anime. Confira a seguir detalhes desta versão: 

Pokémon versão: Amarela - Edição Especial Pikachu
Lançada em: 1/10/1999
Cópias vendidas (total): 14.64 milhões


Ou: Pokémon versão "Anime"

Hoje em dia todos nós treinadores sabemos que após 2 versões principais sempre existirá uma 3ª, carregada de novidades e melhorias. Podemos ainda dizer que isso se iniciou lá atrás, no início, com a melhoria da versão azul em relação as originais vermelha e verde, contudo, este fato tornou-se famigerado a partir da amarela – principalmente para nós ocidentais que nunca recebemos o conteúdo original de 96.

Ao contrário do que marinheiros de 1ª viagem possam pensar não foi o anime de Pokémon que deu origem ao jogo homônimo, mas sim o contrário. A série televisionada que conhecemos hoje (e que já ultrapassa a casa dos 500 episódios) foi originada das versões Red & Blue, porém, teve seu enredo um tanto modificado, a começar pelo Pokémon inicial, onde o destino fez com que o treinador Ash Ketchum da cidade de Pallet tivesse como única opção o Pikachu – rato elétrico e monstrinho mais popular de toda série.


No início? um companheiro nem tão carismático assim...

Como o anime foi lançado após ambos primeiros jogos e estava se saindo muito bem com toda a base instalada de fãs, a idéia de seus criadores foi então lançar uma nova versão focando-se exatamente nos acontecimentos da animação. Isso incluía obviamente suas particularidades: Pikachu como Pokémon incial; os encrencados (e adorados) membros da Equipe Rocket, Jessy, James e Meowth; possibilidade de se capturar os 3 outros iniciais no mesmo cartucho: Charmander, Bulbasaur e Squirtle; erradicação do bug de missingNo, que possibilitava a clonagem de itens de uma forma extremamente fácil; gráficos também receberam melhorias: os pokémons ganharam novos sprites, além dos treinadores e líderes de ginásio, que agora assimilavam-se inteiramente ao seu design na animação. O nosso rival e neto do Professor Oak, Gary Oak, também fazia parte dessa similaridade, onde carregava consigo seu Pokémon principal: Eevee.
Dependendo de suas ações no jogo você teria um Jolteon, Flareon ou Vaporeon a enfrentar

Este título era híbrido, funcionando em ambos antigos e o mais recente portátil da época, o Game Boy Color – onde apresentava seu completo potencial, utilizando-se da paleta de cores do mesmo e garantindo uma aventura muito mais vívida.


Comercial norte-americano ao ar em 1999

Em relação ao carismático rato elétrico: assim como no anime ele não ficava na sua pokébola, acompanhando o treinador para todos os lados de Kanto. Havia ainda a possibilidade de ver suas emoções, como um bichinho virtual, ou tamagotchi. As dublagens da seyuu Ohtani Ikue se mostraram também presentes ao jogo, caracterizando ainda mais o carisma ultra cute do pequeno para a versão.



Ohtani Ikue além de Pikachu dá voz à personagens como Tony Tony Chopper (One Piece) e Konohamaru (Naruto)

Algumas screenshots desta versão:



Para chegarmos à conclusão desta 3ª parte de nossa volta no tempo, vamos tornar tudo ainda mais nostálgico com a 1ª abertura do anime aqui no Brasil:


Simplesmente inesquecível

Particularmente eu nunca me voltei para as edições posteriores as versões iniciais lançadas, ou seja, sempre me foquei em Pokémon assim que os títulos eram lançados (não conseguia me conter). As novidades ainda que interessantes não me empolgavam de forma suficiente a ponto de migrar e passar por tudo novamente, mas ao menos nessas últimas edições eu decidi me focar no último lançado ao invés dos primeiros.

Com isso concluímos nossa 3ª parte da Poké-Retroview, e terminamos em Kanto... ?! não, ainda não, mas num futuro voltaremos, pois a próxima parada é agora em uma nova região situada ao oeste, relembra?

Até mais!

3 Comentários:

Eu Mesmo disse...

Você tem crteza de que foi lançado o Green e depois juntos o Red e o Blue como upgrades ?

Eu sempre achei que fosse o Green e o Red juntos, e depois o Blue como versão upgrade.

É que eu li sobre isso em alguns lugares, e até faz sentido, porque os remakes para GBA são das versões Green e Red.

Hazuki disse...

Sim, sei que faz sentido a questão do Green e Red para com LeafGreen e FireRed, mas já rola uma contradição em uma fonte: segundo a IGN (por exemplo)a versão vermelha só foi lançada como pedido especial (e não a azul como a maioria diz), e quem foi lançada de início com a verde foi a azul.

Vou analisar as fontes mais uma vez e de acordo com seu comentário eu farei as mudanças necessárias, obrigado.

Hazuki disse...

Pronto, graças ao seu comentário eu revisei todos os meus 3 textos e na minha opinião os melhorei de forma considerável. Este entrosamento entre vocês leitores e nós é realmente importante para sempre evitarmos deslizes.

Mais uma vez obrigado, e sugiro que confira novamente os textos.:)