sábado, 12 de junho de 2010

E3 2010: SideQuest destaca os RPGs presentes na feira (Multi)

Hoje devido as circustâncias e graças ao destaque estrondoso que as desenvolvedoras ocidentais vêm obtendo os meus companheiros CitanMK e Musashi já possuem uma divisão equivalente no seu gosto entre RPGs ocidentais e orientais. Eu sigo o mesmo raciocínio, ainda assim, continuo muito feliz em destacar os JRPGs na minha preferência, mesmo que como exemplo eu afirme que Torchlight seja de fato aditivo e divertido.

Na Electronic Entertainment Expo deste ano há muita novidade a vir, isso tudo daqui há pouquíssimo tempo: em menos de 3 dias saberemos mais sobre títulos que estão prometendo muitas dezenas de horas junto aos consoles e portáteis, entre franquias que são hits de público e novas promessas de sucesso. A equipe SideQuest vai fazer o máximo para cobrir os pontos mais importantes de nosso gênero, então vale a pena ficar ligado.

Pra início de conversa o próprio CitanMK já adiantou a Line-up da Square-Enix, com todos os títulos de grande importância para nós, além de especulações sobre as possíveis surpresas da tão amada desenvolvedora. Seria Kingdom Hearts 3?! Ou um anúncio multiplataforma para Final Fantasy Versus XIII? Não sabemos, mas temos o conhecimento de que Tetsuya Nomura estará presente, e isso já quer dizer muita coisa. Fique por dentro de tudo pelo link a seguir: migre.me/O3Xl.

Já o Musashi nos trouxe mais recentemente a possibilidade de que Baten Kaitos Origins esteja voltando e aparecendo na feira, ele seria por sinal o único representante da Namco Bandai Games para um role-playing, mas estranhamente sumiu de sua lista. Afinal, o que isso indicaria? Um remake ou port? E quanto a Tales of Vesperia nos PS3 ocidentais, nada também?

Em tempos como estes fica complicado considerar certas infos como definitivas, lembram do anúncio de FFXIII ao X360? Pois bem, melhor exemplo não há, e por isso mesmo fiquemos todos atentos! Você possui à disposição o click no logo da sidebar direita para atualizações com a tag da feira, ou ainda pode nos seguir no Twitter.

A seguir vamos nos aquecer ainda mais, e em ordem alfabética listar empresas e seus múltiplos RPGs de destaque, além do horário de certas conferências:

BETHESDA______________________________

Segundo consta, a aceitação por parte da mídia especializada estrangeira em relação a Fallout 3 é muito grande, com uma média de 93/100 e mais de 7 notas máximas. Isto é um perfeito exemplo da força dos RPGs ocidentais, e segundo alguns o declínio dos orientais.

Como divulgamos aqui no próprio SideQuest a Bethesda (publicadora), juntamente da Obsidian (desenvolvedora), pretende lançar o novo título da série – que relembrem, não é uma continuação direta ao 3º. O mês de lançamento será Outubro.

Fallout: New Vegas (PC/PS3/X360) trará mais uma vez a combinação dos gêneros RPG e ação em 1ª pessoa, logo, é uma ótima opção para quem não aguenta a tradição de bater e esperar, ou seja, turnos.

Em seu stand na E3 a publisher ainda carrega o recente Hunted: The Demon's Forge (PC/PS3/X360), título com os parâmetros de um RPG de ação em 3ª pessoa, com possibilidade de modo cooperativo para até 2 jogadores.

CAPCOM________________________________

Como representante por parte da soft. japonesa temos Okamiden, aquele o qual consideramos de um gênero sobre o muro – mesmo sendo majoritariamente de ação/aventura, ainda traz em sua essência resquícios de tidos RPGs como o próprio Zelda.


Já tivemos bastante coisa divulgada sobre o título, além do principal para nós entendedores da língua inglesa: seu lançamento ocidental está de malas prontas e confirmadas, mas só para o ano de 2011. A direção e produção está inteiramente nas mãos da Capcom, já que o estúdio Clover foi fechado. Isso pode ser bom ou não para a série, mas por parte de nós fãs, como eu e Citan, a expectativa não é pequena em vista a boa utilização dos recursos do portátil junto ao uso do Celestial Brush. Além do mais, o sucesso do stand na TGS09 aparenta mostrar que os próprios japoneses estão voltando atrás e reconhecendo o valor de toda a franquia, fora que, o sucesso de Okamiden pode também despertar interesse da empresa por mais.

Outro destaque que também aparecerá na feira é Ghost Trick: Phantom Detective, adventure do criador de Phoenix Wright, Shu Takumi – Só isso já vale a conferida.

ELECTRONIC ARTS______________________
Data e horário da conferência: 14/06 às 18:00

A BioWare estará representada pela EA neste ano, isso é normal vindo de uma parceria com 2 títulos de estrondoso sucesso como Mass Effect e Dragon Age. As possíveis novidades inclusive pairam sobre estes mesmos citados, onde os respectivos episódios 3 e 2 de ambos poderão ser devidamente anunciados com teasers trailers (ao menos).


Do que sabemos de certo é que ambos já entraram em produção, mas pelo que bem recordo ao menos Mass Effect 3 teria um tempo de desenvolvimento maior, levando cerca de 2 anos segundo informações. Outros pontos sobre ME3 é que ele será mais centrado em elementos de RPG, ainda que sua tão contemplada ação permaneça sólida.

No caso do outro sucesso, Dragon Age, não há praticamente nenhuma info de relevância, porém tudo pode estar prestes a mudar.

Por fim vale mencionar que por parte da BioWare ainda há mais divulgação do seu título online em conjunto da LucasArts: Star Wars the Old Republic.

IGNITION_______________________________

Saiu das mãos da XSEED para então cair nas graças da Ignition, este é um fato por trás da publicação deste típico RPG japonês. Arc Rise Fantasia possui tudo aquilo que os fãs dos classificados JRPGs procuram, como personagens e animações estilizadas ao traço oriental, músicas temas por cantores de J-Pop/Rock (que habitualmente não chegam junto ao produto ocidentalizado), além das batalhas por turno com direito a combos e invocações.

A saída das mãos da XSEED gerou uma queda na qualidade de dublagens, como pôde ser visto em um dos vídeos divulgados. Ainda assim a data para o lançamento do jogo continua sendo para daqui a pouco, 22 de Junho.

A Famitsu, como única fonte para uma avaliação da versão japonesa, entregou ao título da Image Epoch/Marvelous Entertainment 32 de 40. Recebeu também o prêmio de melhor RPG do Wii na E3 2009 pela IGN.

A Ignition, apesar de ser também conhecida por localizações de RPGs, aparentemente não trará outro destaque no gênero para o evento deste ano.

MICROSOFT____________________________
Data e horário da conferência: 14/06 às 14:00

Fable III é, e pelo jeito continuará sendo, o carro chefe da Microsoft quando o assunto é RPG – ainda que seu idealizador, Peter Molyneux desconsidere tal título de gênero. O criador e mente maior por trás da Lionhead Studios cita os 2 primeiros títulos como inferiores, numa analogia e comparação com os MS-DOS e Windows, onde o 3º episódio vingaria como todas as funcionalidades e facilidades proporcionadas por um sistema operacional de fácil manuseio e mais inovador.

Inicialmente como exclusivo do X360 parece que as preces de Molyneux também foram ouvidas, pois o título estará sendo lançado também aos PCs, ambos com suporte a Live. No 360 porém há uma edição especial com algumas firulas extras, ao exemplo uma quest especial em busca de uma determinada espada.


Outro ponto importante se dá pela futura, mas ainda não apresentada, compatibilidade com o projeto Natal. Além disso, o palco da nova aventura colocará o/a descendente do título antecessor como Rei/Rainha de Albion.

Para a E3 as expectativas ficam para novos trailers com mais do jogo além da própria implementação e inovação possíveis que o controle corporal do Natal poderá adicionar. Seu lançamento é aguardado para 1 de Novembro.

NATSUME_______________________________

Diferente do que poderíamos imaginar a Natsume não só trará seu carro-chefe, a série Harvest Moon, mas se destacará ao atuar como publisher de um jogo e remake desenvolvido recentemente pela Neverland e publicado ao Japão pelas mãos da Square Enix: Lufia: Curse of the Sinistrals.

O originalmente 2º episódio nascido ao SNES, e desenvolvido pela mesma Neverland, revive sob novos conceitos a trama e seus personagens no portátil NDS, de forma exclusiva e tornando-se um RPG de ação. Ainda assim ele mantém adicionais importantes para um como este, que são puzzles, ou enigmas, a serem resolvidos durante a jornada.

Outro enfoque se dá pela troca ao vivo de personagens para a união de ataques, podendo assim desferir combos mais poderosos.

Seja pelos gráficos, ou ação, este título promete ser, ou ao menos chegar perto em termos de jogabilidade, uma versão similar e contemporânea à franquia YS no PSP.

Há ainda a presença dos novíssimos Harvest Moon: Grand Bazaar, episódio que foca a criação de lojas e comercialização de produtos, e a continuação do spin-off Rune Factory 3: A Fantasy Harvest Moon, este com elementos de ação como seus antecessores.

Dentre os 3 títulos, apesar de confirmados, só há uma data incerta de lançamento, que é para Grand Bazaar no dia 27 de Julho.

NINTENDO______________________________
Data e horário da conferência: 15/06 às 13:00

O anúncio do 3DS é o ápice na espera de muitos, onde é cada vez mais constante o número de relatos sobre desenvolvedores (ou não) e suas grandes expectativas sobre o novo e possivelmente revolucionário portátil. Ainda assim, e de nosso interesse, ambos os consoles atuais da empresa marcarão presença forte com o gênero RPG, pois seus representantes não nos deixam menos empolgados diante de tanta animação. 4 destaques:

Golden Sun DS é um dos maiores e mais aguardados títulos, mas que desde seu anúncio na E3 passada permaneceu apresentado por uma bela e curta demonstração do gameplay. O enredo é outro mistério, ainda assim a idéia mais comentada é que de fato os protagonistas sejam filhos des heróis dos 2 episódios passados. Toda a verdade merece ser revelada a partir do na conferência da Nintendo. Ao menos é confirmada a ideia de que o título permanece disponível aos modelos atuais do DS, não sendo então uma exclusividade do novo 3DS como antes temia-se.

Juntamente ao clássico da Camelot estão The Legend of Zelda (Wii), episódio que ainda não recebeu sequer uma screenshot in-game, subtítulo, e muito menos um teaser trailer; Pokémon Black & White (NDS) com certeza fará presença só para confirmar sua chegada na primavera norte-americana de 2011, as novidades quentes mesmo devem permanecer das fontes japonesas como CoroCoro e Famitsu, além do dominical Pokémon Sunday; Xenoblade (Wii) foi divulgado à exaustão por aqui, mas é válido destacar que a Famitsu foi muito agradada pelo título, dando-lhe 36/40 pontos. A própria Nintendo estará atuando como publisher no mercado de cá, mas ainda sem data definida.

SEGA___________________________________

Como único destaque, ao menos até agora, a SEGA estará mostrando ao mundo a continuação Phantasy Star Portable 2 do PSP. Melhorada, esta edição possibilitará a conexão via internet pelo modo de Infraestructure do portátil para partidas multiplayers – um requisíto mínimo quando o assunto é PS dos dias de hoje. Outro ponto atualizado se encontra na jogabilidade da ação vista, mixando elementos do Phantasy Star Online original (Dreamcast) e Phantasy Star Zero para o NDS.


Novas armas, movimentos e opções de customização, além de uma interatividade social atualizada, completam o charme de mais um representante dos action/RPGs.

Para quem deseja mais, o site GameSpot saiu na frente em relação ao título e já traz uma entrevista em vídeo (inglês) com o produtor do jogo Brody Philips: tinyurl.com/2v5r38o.

Phantasy Star Portable 2 é aguardado no Outono norte-americano, próximo do fim do ano.

Em menção a outro possível destaque, fica a dúvida porém se a SEGA não irá mesmo mostrar mais de Valkyria Chronicles 2 na feira, título também exclusivo do PSP e continuação da edição muito bem sucedida do PS3. Outro detalhe é que segundo informações ela estaria guardando uma surpresa, será do nosso amado gênero?

SONY ONLINE___________________________

Aos fãs de MMORPGs novas oportunidades serão divulgadas. Em foco está DC Universe Online (PC/PS3), que traz a oportunidade de se criar um herói ou vilão para combater ou unir forças junto a personalidades da editora, como o tão em alta Batman.

Para dar chance de uma interatividade única entre jogador, leitor, e editora, o título não permitirá que se utilizem os heróis/vilões da própria DC. A interligação com edições das revistas pode inclusive mudar o rumo dos eventos decorridos em Metrópolis, ou Ghotam City, por exemplos.

O produtor Jim Lee relata que será um híbrido matador entre a tradicionalidade vista neste estilo, com a ação em 1ª pessoa.

Nós aqui no SQ não trouxemos infos do título até agora, porém indicamos esta prévia, e fonte, do baixakijogos escrita por Carlos Augusto: migre.me/NWdu, além de um trailer divulgado na E3 passada: migre.me/NWdf.

Outro título presente sob a tutela da SOE é o ainda esperado Gods & Heroes, este exclusivo ao PC.
_________________________________________

Quando se trata de um evento com esta potência as coisas podem mudar com mais freqüência, além de que, dificilmente esta lista aqui apresentada está completa. Mesmo assim os títulos aqui presentes retratam bem os destaques da feira para nós RPGistas, porém ninguém irá reclamar se maiores e empolgantes novidades surjam de surpresa, certo?

0 Comentários: