segunda-feira, 12 de julho de 2010

Produtor detalha Dragon Quest IX no DS, e décimo episódio continua no Wii



Em uma breve entrevista para o site The Globe and Mail, o produtor Ryutaro Ichimura respondeu algumas dúvidas interessantes, como a decisão da exclusividade do atual episódio para o DS, se a existência do multiplayer interfere em algo sobre o single player, entre outros detalhes que incluem até mesmo Dragon Quest X em uma das questões feitas.

Essa escolha de lançar um título da série principal para um portátil e não para um console de mesa pode parecer estranho para alguns. Você poderia explicar esta decisão?

Um motivo que levou a essa decisão foi de que Dragon Quest sempre foi lançado para o sistema mais popular de sua época. Quando começamos a desenvolver Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies ainda não estava muito claro qual console de mesa possuia a maior base instalada. O Nintendo DS tinha a maior base em uma comparação geral e tinhamos um conceito de que todos poderiam jogar unidos. O acesso dos jogadores, e suas diferentes habilidades, também foram motivos dos quais o Nintendo DS foi escolhido.

Muitos dos fãs ocidentais de rpgs são pessoas mais velhas, onde bem ou ruim, o Nintendo DS costuma ser visto primeiramente como um sistema para crianças nos Estados Unidos. Você acredita que a exclusividade do título para o DS significará em um número menor destes outros jogadores tendo acesso ao jogo?

Eu sei que as crianças amam o Nintendo DS, claro, mas não concordo com essa visão de que os mais crescidos não gostam do sistema também. Eu acredito que o Nintendo DS é algo que agrada os fãs de Dragon Quest de todas as idades, então não acho que será um caso onde essas pessoas simplesmente não jogarão.

Pelo que eu saiba, o jogo foi desenvolvido com sua base feita para facilitar o multiplayer. O que você poderia nos dizer sobre isso, e porque você acha que deve ter um papel tão importante?

Como expliquei, a minha idéia é de que o jogo possa ser aproveitado por todos, e juntos num conceito geral. Estamos numa época onde as pessoas compartilham suas experiências, e queríamos levar isso até Dragon Quest, de uma maneira que seja de acordo com a série. Aplicamos um multiplayer onde os jogadores possam compartilhar essa experiência, do que ficarem limitados ao single player.

Aqueles jogadores que preferem rpgs single player, eles terão a sensação de que não estão tendo a experiência completa, se não jogarem com outros jogadores?

Absolutamente não. A série Dragon Quest tem sido essencialmente single player por muito tempo, e desenvolvemos o modo single player em Dragon Quest IX de uma maneira que irá satisfazer qualquer fã tradicional da série, fãs que representam um número importante.

As batalhas aleatórias tinham um papel significante em jogos anteriores da série, mas não estão presentes no novo jogo. Por que você decidiu não incluí-las, e como que a falta delas afetou o ritmo do jogo e o progresso do personagem?

Há duas razões pelas quais substituímos as batalhas aleatórias. Um dos motivos foi porque queríamos mudar o formato de como dar início as batalhas. O outro motivo foi pelo "feedback" de jogadores estrangeiros. Por exemplo, no caso de Dragon Quest VIII tivemos um número considerável de jogadores que expressaram suas opiniões de que as batalhas aleatórias não eram tão naturais. Essa mudança que fizemos também trouxe aos jogadores mais opções de jogo, já que se quiser avançar na história, você pode ignorar os monstros e seguir, enquanto que se você quiser parar pra treinar seu grupo, você também pode.

Quais aspectos do jogo são considerados similares a títulos anteriores da série? Como que os fãs da série irão reconhecer este jogo como uma parte verdadeira da série Dragon Quest?

Os jogadores irão sentir a mesma sensação em jogar da qual tiveram em jogos anteriores da série. A história é contada através de personagens importantes, que se encontram em um castelo, ou uma vila, e o grupo melhora suas habilidades através de diferentes monstros. O herói é o jogador, e é sua aventura que levará e moldará este universo. Essa sensação é encontrada apenas em um título tratado dentro da importância da série. Os jogadores podem esperar por isso!

O jogo vendeu excepcionalmente bem no Japão. Você espera algo similar na América e Europa? Eu li que foram feitas mudanças específicas para conquistar jogadores ocidentais.

Na verdade, estavamos planejando um lançamento global de Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies desde o começo do projeto, então nenhuma diferença significante ou mudanças foram feitas nas versões ocidentais. Nós investimos um bom período de tempo e aumentamos nossa equipe de localização para incrementar a qualidade da tradução o máximo possível. Claro que ficaremos felizes se conseguirmos ter o mesmo bom resultado de vendas no ocidente, mas queremos apresentar de maneira contínua o que é Dragon Quest para os públicos norte-americano e europeu.

Qual será o próximo passo para Dragon Quest? A série irá retornar para os consoles de mesa num futuro próximo?

Estamos desenvolvendo o próximo título da série, Dragon Quest X, para o Wii. Por favor não o perca de vista!

-

Algumas curiosidades interessantes sobre Dragon Quest IX, e uma nova citação para Dragon Quest X no Wii, já que apesar de ter sido anunciado para o Wii em 2008, o jogo passou por um longo período de tempo sem novos detalhes e começaram a surgir dúvidas e boatos quanto a sua plataforma.

Aproveitando dessa citação sobre Dragon Quest X, Yuji Hori (criador da série) disse hoje ao site Kotaku que "Dragon Quest X não está tão distante quanto muitos imaginam". Talvez o vejamos na Tokyo Game Show deste ano?

0 Comentários: