quinta-feira, 13 de maio de 2010

A grandiosidade da Trilha Sonora de Xenoblade (Wii)

Essa semana a Famitsu trouxe uma entrevista sobre Xenoblade, mais especificamente sobre sua Trilha Sonora. Essa entrevista teve a participação de três importantes nomes: O diretor do jogo, Tetsuya Takahashi (Xenogears, Soma Bringer), a compositora Yoko Shimomura (Kingdom Hearts, Parasite Eve), e o compositor Yasunori Mitsuda (Chrono Trigger/Cross, Xenogears).


Na entrevista Takahashi explicou que a escolha de Yoko Shimomura para a Trilha Sonora ocorreu porque, assim como o resto do jogo, ele gostaria de que as músicas de Xenoblade fossem diferentes do comum, que tivessem um fator único sobre elas.

Yasunori Mitsuda, primeira vez trabalhando em um mesmo título ao lado de Yoko Shimomura, ficou a cargo da faixa tema do jogo, que será utilizada em seu encerramento. A escolha de Mitsuda surgiu quando decidiram utilizar "Xeno" de forma simbólica no nome do jogo, considerando que deviam ir um pouco além nesse simbolismo, e por isso escolheram Mitsuda, que já havia trabalhado em Xenosaga e Xenogears.

Xenoblade será um jogo de muitas faixas, algo em torno de 90. Dessas, a maioria serão compostas por Shimomura, tendo a participação de compositores internos da Monolith Soft em algumas delas. As músicas de Xenoblade serão utilizadas de variadas formas no jogo,
com em mudanças entre ciclos de dia e noite, de maneira dinâmica conforme os diferentes status dos personagens nas batalhas, entre outras maneiras curiosas.

Abaixo estão alguns comentários nas palavras dos próprios compositores:

"Há definitivamente uma sensação bem fantasiosa, com toda aquela natureza e céu azul. Porém ao mesmo tempo vemos o que podem ser o nome das faixas e temos algo como 'O mapa do ombro', pensei até que alguém estava de brincadeira! Lembro como foi estranho quando descobri que o jogo aconteceria no topo do corpo de gigantescos deuses" - Shimomura

"O jogo já estava quase completo quando eu cheguei. O clima do jogo já estava seguindo o seu próprio rumo, mas ainda assim perguntei se poderia ler o script, que foi quando descobri que o jogo possuia um script extremamente longo. Eu não sabia se iria conseguiria ler tudo, mas no fim consegui. É realmente um conto épico, uma produção legítima de Takahashi" - Mitsuda

"A estrutura do jogo se divide nessa disputa entre humanos e máquinas, então estou trabalhando em diversos formatos de sons que normalmente não utilizo, ao lado de guitarras elétricas, que trazem uma sensação de confronto." - Shimomura

"Takahashi havia me pedido uma faixa bem longa, bastante longa para mim, algo em torno de nove minutos. Ela teria que ligar corretamente com uma cena, foi quando pensei: 'Sem chance de eu fazer nove minutos'. Porém o pedido dele mudou, Takahashi disse que ainda queria uma faixa de nove minutos, mas que ela mudasse na metade, então basicamente ele agora estava me pedindo duas faixas!" - Shimomura

Créditos: gonintendo e andriasang

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