sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mini especial Digital Devil Story: Megami Tensei (NES)

NES


Quem é fã de RPGs com certeza já ouviu falar de uma das grandes séries de sucesso no Japão, que se chama Persona. Mas quem realmente conhece as origens dessa estranha série?


Enquanto muitas empresas trabalhavam na temática mais medieval para seus rpgs, em 1987 a Namcot, hoje Bandai Namco, lançava para o NES um rpg intrigante, onde não havia nenhum anão, bardo, cristais, reis ou princesas. Baseado numa trilogia de livros escritos por Nishitani Aya, Digital Devil Story: Megami Tensei (デジタル・デビル物語 女神転生 Dejitaru Debiru Monogatari Megami Tensei) foi o estranho jogo que desafiou os padrões da época e deu início à uma franquia de grande sucesso.


Em seus livros, Nishitani Aya, misturou terror com ficção científica onde através de um programa de computador, demônios adentravam na nossa realidade. O criador desse programa foi Akemi Nakajima, o protagonista do jogo.


Akemi NakajimAkemi Nakajima, parece ser um estudante japonês normal da Jusho High School em Kuniritsu, subúrbio de Tókio. A Jusho High School funcionava com dois blocos distintos, um para estudantes superdotados, como é o caso de Nakajima, e outro bloco com estudante com capacidades normais.


Como já era de se esperar, alguns estudantes normais não se davam muito bem com essa idéia de conviver com pessoas ditas ‘especiais’ e Nakajima era bastante assediado por alguns estudantes. Certo dia, Nakajima foi espancado por um estudante chamado de Kondo Hiroyouki, e essa raiva fez com que ele estudasse a similaridade entre a programação e magia, e de alguma forma ele conseguiu criar um programa que o permitia invocar demônios.


Possuindo uma mente brilhante, Nakajima consegue invocar Loki, que inicialmente o ajuda na vingança contra aqueles que lhe faziam mal tomando os corpos de alguns estudantes e os matando. Mas, quem conhece um pouco de mitologia nórdica sabe que Loki não era um ser que possui amigos. E Loki ilude Nakajima, fazendo com que este pense que possui algum poder de controle.


Para continuar ajudando Nakajima, Loki demanda que alguns sacrifícios sejam feitos. Dessa forma, Nakajima leva a uma das suas mais bela professoras, Ohara, até a presença de Loki, se utilizando de um capacete de realidade virtual onde Loki irá ter relações sexuais com ela. Nesse momento, uma das colegas de classe de Nakajima, Yumiko Shirasagi, aparece no local.


Posteriormente, Loki também demanda que Yumiko seja ‘sacrificada’ à ele. Mas, Nakajima possui forte sentimentos em relação à Yumiko e não gosta muito da idéia de deixá-la nas mãos do demônio. Nakajima alerta Yumiko em relação ao que está acontecendo, e pede para ela se afastar da escola, numa tentativa de proteção, mas ela não lhe dá ouvidos já que para ela, o que ela presenciou era apenas uma encenação bem feita.


Yumiko ShirasagiApós ter relações com Loki, Ohara se torna uma espécie de escrava de Loki, e aprende a usar o programa criado por Nakajima. Dessa forma, Ohara ajudar Loki a se materializar no nosso mundo, e por fim, Ohara também ajuda Loki a estuprar Yumiko. Sim, senhores, em Digital Devil Story: Megami Tensei, lidamos com estupro, com direito à tentáculos gelatinosos. Padrão japonês.


Depois desse estupro, Nakajima luta com Loki, com ajuda de Cerberus, mas não consegue ser forte o bastante, mas, Yumiko consegue acordar nela, o poder da deusa Izanami que a permite machucar Loki e fugir com Nakajima. Mas devido aos ferimentos provocados por Loki e o poder da deusa, Yumiko não consegue resistir e falece. Mas antes de falecer, Yumiko revela que ela pode ser ressuscitada se seu corpo for trazido até o túmulo da deusa Izanami, o que se torna a missão de Nakajima ao longo do jogo.


Infelizmente, Digital Devil Story: Megami Tensei não veio para o ocidente, o que já não era de se esperar visto o teor da história, mas o grupo Aeon Genesis o está traduzindo. Interessante ver que muitos elementos que existem nos jogos mais atuais dá série já tinham sido introduzidos desde o primeiro jogo, como é o caso da captura de demônios e fusão. Como era o padrão da época Digital Devil Story: Megami Tensei é um jogo que requer muito grinding e paciência enquanto se destrincha os dungeons em primeira pessoa.


Digital Devil Story: Megami Tensei também foi lançado para o PC88 e MSX, mas, apesar de seguir uma história parecida, o jogo é bem diferente, se assemelhando mais ao Gauntlet, o que diferencia e muito da versão original. A versão do MSX ainda possui gráficos muito piores do que a versão NES além de problemas de lentidão na rolagem da tela e foi desenvolvida por uma equipe totalmente diferente.


E uma última dica, a trilogia de livros escrito por Nishitani Aya foi traduzida e postada em um blog chamado de DDS TRANSLATIONS, vale a pena dar uma boa lida. Bem, me despeço por aqui, mas esperem em breve um novo artigo sobre o Digital Devil Story: Megami Tensei II!


Confiram um comercial da época de lançamento:

Digital Devil Monogatari: Megami TenseiDigital Devil Monogatari: Megami Tensei
Digital Devil Monogatari: Megami TenseiDigital Devil Monogatari: Megami Tensei
Digital Devil Monogatari: Megami Tensei

1 Comentários:

Kayque disse...

bacana eu quero jogar esse jogo, sabe quando sai a tradução? se ja saiu me avise, não consegui achar no site