sábado, 9 de janeiro de 2010

Preview – Lunar: Harmony of Silver Star (PSP)

Um título tão adorado como Lunar dificilmente será esquecido, independente da época. Através de atualizações como a que está prestes a chegar aos donos de PSP isso se confirma, entregando nas mãos dos jogadores uma releitura de um clássico - alegria desfrutada principalmente pelos fãs.

Nós do
Sidequestblog representamos uma pequena parcela de vocês aí de fora, pessoas tão fanáticas por este gênero quanto nós, logo, seria impossível não nos depararmos eventualmente com conteúdos de extrema qualidade sobre alguns títulos específicos. E esta prévia mais que especial é a prova de amor do meu amigo Rodrigo Martins de Matos para com esta franquia, adaptada e editada (sob sua autorização) para todos vocês que nos acompanham.

A partir de agora eu me desligo e os deixo sob os textos deste fã
:


Lançamento: 12/11/2009 (Japão) e 02/02/2010 (EUA)
Plataforma: PSP
Publisher: XSEED Games
Developer: Game Arts
Designers: Toshiyuki Kubooka (Character Designer), Kei Shigema (Diretor/Produtor), Noriyuki Iwadare (Compositor)
Série: Lunar
Modos: Single Player
Mídia: UMD
Ratings: CERO (12 anos em diante, “B”), ESRB (Classificação Pendente)
Site: gunghoworks.jp/game/lunar
Gênero: J-Role Playing Game



Essa prévia é uma homenagem a todos os amantes da era dourada dos j-RPGs, a década de 90 (em especial, a primeira metade dela). Fãs de Lunar - título que marcou a vida de muitos gamers - e saudosistas em geral, o preview é dedicado a vocês!


Sem mais delongas, vamos ao que interessa:



Introdução

Os jogos da série Lunar são produzidos pela softhouse japonesa Game Arts (a mesma produtora da série Grandia, diga-se de passagem...) e foram publicados, nos Estados Unidos, pela lendária Working Designs.

Os lançamentos originais de The Silver Star (1992) e Eternal Blue (1994), para os respectivos Mega Drive/Sega CD, foram posteriormente refeitos para o Sega Saturn (1996 e 1998), com consideráveis melhorias e acréscimos na história, gráficos e trilha sonora dos jogos. Pouco depois esses remakes foram portados para o Sony PlayStation (1998 e 1999).

Abertura do original de 92 para Sega CD

O primeiro jogo também foi portado para PCs Windows no Japão e Coréia, e mais tarde refeito também para o Nintendo Game Boy Advance.

Gameplay do portátil GBA

Um jogo Spin-Off (que não faz parte da série principal), chamado Lunar: Walking School, foi lançado para o Sega Game Gear e também foi refeito mais tarde para o Sega Saturn (mas de forma oficial nunca foi lançado fora do Japão).


Versão em inglês traduzida por fãs, clique AQUI para conhecer este projeto e seus idealizadores

Nos EUA, em setembro de 2005, a Game Arts lançou mais um jogo da série, dessa vez para o Nintendo DS, chamado Lunar Dragon Song (Lunar Genesis, no Japão).


A franquia Lunar é bastante conhecida pelo seu alto nível de interação com NPCs (Non Playable Characters, as pessoas das cidades/vilas, etc...), trilha sonora soberba, e excelente caracterização dos principais protagonistas.

Boa parte do "sabor" das versões em inglês dos jogos da série Lunar (o senso de humor, as vozes caricatas dos personagens, etc...) se deve ao "colorido" trabalho de localização, feito pelo pessoal da Working Designs.

Lunar - Harmony of Silver Star, para o PSP, é um remake de outro remake, tendo sido baseado na versão de PS1/Saturn: Lunar The Silver Star History Complete. O jogo traz uma série de melhorias, tais como perspectiva isométrica, trilha sonora remasterizada, belos gráficos 2D desenhados à mão, e algumas adições no que diz respeito ao gameplay e enredo do jogo original.

Comparação gráfica das versões Sega CD, PS1 e PSP:

Sega CD:



PS1:






PSP:






História - Prólogo

As histórias dos jogos da série Lunar se passam numa lua habitável, a qual é conhecida justamente como Lunar, ou The Silver Star ("Estrela Prateada"), e que está na órbita de um planeta parecido com a Terra, chamado Blue Star.



Há milhares de anos atrás a Blue Star foi infectada por um terrível mal, o causador deste ato fora um Deus chamado Zophar. Essa entidade plantou a semente da guerra e discórdia entre os homens, instigando o uso irresponsável de mágica. A divindade máxima do planeta, a poderosa e benevolente Deusa Althena, foi apenas capaz de impedir que Zophar destruísse praticamente toda a vida na Blue Star.



Incapaz de restaurar o planeta, mesmo depois de milênios, a Deusa Althena optou por transformar a lua da Blue Star, Lunar, num mundo habitável, transportando todos os sobreviventes para lá, incluindo não apenas humanos, mas também uma raça de "homens-feras", assim como uma outra raça que, mais tarde, depois de rejeitar os ensinamentos de Althena, seria conhecida como a "Vile Tribe".

A Deusa foi forçada a banir a Vile Tribe para uma área em Lunar conhecida como a "Fronteira", um lugar desolado e praticamente sem vida, o qual nem mesmo os poderes de Althena conseguiam alcançar. Eles se tornaram inimigos da Deusa Althena e seus seguidores, por milhares de anos...

Para proteger Lunar, Althena criou quatro sábios e poderosos Dragões, e também os incumbiu de representar os elementos do novo mundo. Um Dragão Branco, um Dragão Vermelho, um Dragão Azul e um Dragão Negro. Cada um desses quatro Dragões compartilha uma parte do divino poder de Althena.



A partir disso, a qualquer época, em Lunar, existiam sempre quatro Dragões. No entanto, com o tempo eles acabam sendo substituídos por Dragões mais jovens. Estranhamente, durante sua infância, esses Dragões assemelham-se muito a gatos-alados-falantes, até que eles finalmente reclamem o poder de seu predecessor. Os Dragões passam a maior parte de seu tempo dormindo no subterrâneo, até que seus poderes sejam solicitados.

A Deusa Althena também decretou que haveria um guerreiro campeão, conhecido por Dragonmaster, o qual lideraria os Dragões e os heróis de Lunar. Essa pessoa poderia ser qualquer um que conseguisse encontrar todos os Dragões e que obtivesse êxito em suas provações. Houveram muitos Dragonmasters ao longo dos séculos, mas nenhum foi tão reverenciado quanto o Dragonmaster Dyne, um lendário herói que, juntamente com seus três fiéis companheiros, Ghaleon, Hell Mel e Lemia (esse quarteto foi imortalizado como os "Quatro Heróis Lendários" de Lunar), dedicou sua vida a defender a Deusa Althena... mas acabou sucumbindo a um destino desconhecido.




O povo de Lunar se tornou muito devoto de Althena, embora muitos se lembrem das origens apenas como uma velha lenda.

Os diversos jogos da série cobrem diferentes eventos na história do mundo de Lunar.

Época de Alex

O jogo Lunar Harmony Of Silver Star conta a história de Alex, um jovem do pacato vilarejo de Burg, que sonha em seguir os passos de seu ídolo, Dyne, e se tornar também um Dragonmaster, servo da Deusa Althena e campeão da justiça.



Quando uma aventura descompromissada acarreta na descoberta de um dos Dragões da lenda (Quark, o Dragão Branco), Alex, aliado pelo seu crescente bando de amigos, embarca numa jornada pelo mundo afora, tendo que passar por diversos testes arranjados pelos demais Dragões, afim de obter os poderes necessários para que se torne o próximo Dragonmaster, o guardião das forças de Lunar, e eventualmente conseguir deter as ações de um poderoso e lunático feiticeiro, outrora também um herói de Lunar.

Gameplay

O jogo é um tradicional RPG com batalhas por turnos, que faz uso de cenários e personagens 2D.

Infelizmente a interação com o World Map segue o esquema de Point & Click, ao contrário da versão original para Sega CD, onde era possível se explorar o World Map e engajar em batalhas com diversos tipos de inimigos.



Os inimigos são visíveis na tela e, felizmente, os famigerados Random Encounters da versão original do Sega CD não estão presentes no jogo. O jogador está livre destes encontros aleatórios com inimigos, e escolhe quando e com quem engajará em batalha.

As batalhas têm algumas peculiaridades, como o uso de um Status chamado "Movement", o qual determina a área que um personagem ou inimigo pode percorrer, no campo de batalha, até se aproximar o suficiente de seu alvo para poder golpeá-lo. Por exemplo, se um personagem tiver o Movement muito baixo, ele poderá levar um ou mais turnos apenas para conseguir se aproximar do inimigo que pretende atacar.

Ao evoluirem e passarem de LVL, os personagens podem ganhar mais hits de ataques normais. Normalmente qualquer personagem tem apenas um hit nas partes iniciais do jogo, mas ao desenrolar do game, por exemplo, depois de terem evoluído bastante, alguns personagens podem ter um total de três, quatro ou até mais hits para ataques comuns.



Além das tradicionais Skills que os personagens normalmente vão adquirindo a medida que evoluem, nesse remake também foi introduzido para cada personagem um novo tipo de "ataque especial", ao estilo dos "Hi-Ougis/Mystic Artes" da série Tales Of... Esse ataque pode ser utilizado sempre que se conseguir encher por completo (atacando, apanhando, etc... por diversos turnos ou batalhas) uma barra amarela, abaixo das barras de HP e MP.

Os Bromides certamente estarão de volta, e muito provavelmente em maior quantidade. Aos jogos da série Lunar eles são itens que, ao serem usados, permitem a visualização de imagens (algumas mais sensuais...) das personagens femininas do game... tanto das mocinhas, quanto das vilãs. Normalmente não têm função alguma, apenas adicionam no quesito exploração, já que não é fácil terminar o jogo achando todos eles.



Trailers


Trailer de lançamento

2º trailer

Trailer da Tokyo Game Show 2009

ATENÇÃO: O conteúdo a seguir contém em suma spoilers (detalhes avançados sobre a trama) que são recomendados para quem já tenha jogado alguma das versões do título original.

Protagonistas


Alex

O principal protagonista do jogo. Alex desde pequeno sempre foi fascinado pelas histórias que ouvia falar de seu ídolo, o lendário Dragonmaster Dyne. Influenciado por isso, deixa aflorar seu lado aventureiro e resolve embarcar numa jornada para tentar se tornar o próximo Dragonmaster.







Nall

Essa pequena criatura alada e falante, que muitas vezes é confundida com um gato voador, é o grande e inseparável companheiro de Alex desde a infância de ambos. Nall é fonte da maioria das "tiradas" e piadas no decorrer do jogo, representando o principal Comic Relief ( "alívio cômico" ) de Lunar Harmony Of Silver Star. Não se sabe ao certo qual a origem de Nall e o que ele é realmente...






Luna

Amiga de Alex desde pequena também, Luna foi adotada pelos pais de Alex e desde então sempre viveu junto com ele. Como era de se esperar, ela acaba seguindo Alex em sua jornada. Luna possui um talento nato para cantar, e por isso é uma das principais atrações no Festival que prestigia a Deusa Althena, que ocorre todos os anos no pequeno vilarejo de Burg. Suas canções têm um mágico e misterioso poder de curar doenças e ferimentos.





Ramus

Esse gordinho também é outro amigo de infância de Alex. Ele sonha em se tornar um rico e próspero comerciante, mas para isso teria de deixar pra trás o pacato vilarejo de Burg e se estabelecer em um lugar com maiores oportunidades. Convenceu Alex a iniciar uma pequena aventura em busca de um diamante especial, encontrado na caverna de Quark, o Dragão Branco, próxima ao vilarejo de Burg. Após conseguir o diamante, Ramus também convence Alex de que o melhor lugar para tentar vendê-lo seria no grande centro comercial de Meribia.



Nash

Esse aprendiz de feiticeiro é o melhor aluno de ninguém menos que Ghaleon, um dos Quatro Heróis Lendários da Deusa Althena, agora professor de magia na cidade flutuante de Vane. Nash é extremamente arrogante e se considera acima da maioria, apenas demonstrando humildade ao se dirigir a Mia Ausa, por quem é apaixonado.






Mia Ausa

Essa tímida e frágil garota é filha da líder da Guild dos magos da cidade de Vane, Lemia Ausa, que também é tida como integrante dos Quatro Heróis Lendários da Deusa Althena. Diversos eventos levam Mia a se juntar ao grupo de Alex, e então ela aproveita a jornada para tentar se tornar forte como sua mãe.







Jessica

Filha também de um dos Quatro Heróis Lendários da Deusa Althena, o poderoso Hell Mel, Jessica é uma clériga de temperamento explosivo e que se irrita com muita facilidade. Apesar da aparência dócil, ela herdou boa parte da força física de seu pai e constantemente dá umas surras em seu namorado, Kyle.






Kyle

Esse espadachim é líder de um grupo de bandidos da pequena cidade de Namza Barrier, situada entre algumas localizações-chave de Lunar. Kyle é namorado de Jessica, contrariando a vontade do pai dela, Hell Mel, que não aceita o namoro. Os dois brutamontes vivem brigando e discutindo por causa do relacionamento de Kyle e Jessica.







Outros personagens importantes


Dragonmaster Dyne

O grande ídolo de Alex. Dyne é tido como o maior e mais justo Dragonmaster de todos os tempos, assim como um dos Quatro Heróis Lendários da Deusa Althena.

Tendo servido com grande devoção a Althena, o herói simplesmente desapareceu sem deixar rastros, após uns eventos que se deram alguns anos antes de a história do jogo começar. Ninguém conhece o paradeiro de Dyne e o mesmo é tido como morto.






Ghaleon

Esse poderoso mago era o melhor amigo de Dyne. Também fazia parte dos Quatro Heróis Lendários da Deusa Althena. Atualmente ele ensina mágica na cidade de Vane e tem Nash como seu discípulo mais aplicado.













Hell Mel Mel D'Alkirk

Originalmente um temido pirata dos mares, Mel desafiou Dyne para um duelo que, segundo a lenda, durou uma semana inteira. O resultado da luta foi considerado um empate e, impressionado com a força de Dyne, Hell Mel resolve deixar para trás sua vida de pirata para se juntar ao grupo do Dragonmaster, eventualmente tornando-se um dos Quatro Heróis Lendários da Deusa Althena. Atualmente ele governa a próspera cidade de Meribia. Mel é o pai de Jessica.




Lemia Ausa

Uma poderosa feiticeira que atualmente lídera a Guild dos magos da cidade de Vane. No passado Lemia, juntamente com Ghaleon, uniu forças com o Dragonmaster Dyne afim de proteger a Deusa Althena, fazendo parte também dos Quatro Heróis Lendários. Lemia é mãe de Mia.










Deusa Althena

Com toda a sua beleza, poder e benevolência, Althena tem cuidado dos humanos e demais seres vivos no mundo de Lunar. Tratou da remoção de todas as pessoas do devastado planeta Blue Sphere, e fez brotar a vida no novo e próspero lar dos seres humanos, o satélite Lunar. Baniu a Vile Tribe para os confins de Lunar, uma região conhecida como a "Fronteira". Criou os quatro Dragões mágicos para auxiliarem na proteção do povo de Lunar e instituiu a existência dos Dragonmasters.








Laike

Um poderoso espadachim e aventureiro expert, Laike comporta-se como um mentor para Alex. Eventualmente fornece a Alex e seus amigos importantes informações sobre as tramas que começam a se desenvolver no mundo de Lunar, e por vezes acaba por ajudá-los diretamente também, em diversas situações durante o jogo.










Antigo Líder da Vile Tribe (?)

Essa misteriosa figura não existia nos games originais. Nesse remake haverá pelo menos um ponto na história do jogo em que o jogador poderá controlar por um tempo os Quatro Heróis Lendários da Deusa Althena, provavelmente num flashback dos mesmos... e sabe-se que essa figura estranha é um dos inimigos a ser enfrentado pelos heróis. Por ora é uma suposição, mas creio que esse indivíduo seja algum antigo líder da Vile Tribe.





Magic Emperor

Um dos antagonistas do jogo. Esse tirano de origem desconhecida se opôs a ordem estabelecida pelos ensinamentos de Althena e agora pretende se tornar o governante de Lunar.







Xenobia

Outra antagonista do jogo, Xenobia é o braço direito do Magic Emperor. Essa poderosa bruxa é a atual líder da Vile Tribe. Xenobia odeia Althena e os seres humanos com todas as suas forças.













Phacia

Irmã e subordinada de Xenobia. Essa é a mais velha integrante da Vile Tribe, aqueles banidos para a "Fronteira" pela Deusa Althena. Apesar de pertencer à Vile Tribe, Phacia eventualmente revela que não queria seguir o caminho do mal, mas diz que a Vile Tribe não tem outra opção a não ser acatar as ordens do Magic Emperor.











Royce

Irmã de Xenobia e Phacia. Essa descendente da Vile Tribe diz ter o poder de prever o futuro. De fato durante o jogo o grupo de Alex a conhece como uma cartomante. Royce é mestra em dissimulação e disfarces.









E através de todas essas informações e perfis nós chegamos ao fim desta grande prévia. Lunar - Harmony of Silver Star sofreu um pequeno atraso em seu lançamento ocidental, mas ainda assim permanece próximo o bastante: 2 de Fevereiro.

Espero, eu Hazuki, que este conteúdo acima tenha servido como fonte de atualização própria aos fãs do título. Novatos que aqui chegaram também já estão por dentro dos acontecimentos deste universo fictício.

Conteúdo original por Rodrigo Martins de Matos, via comunidade PSP Brasil (Orkut); Adaptação do texto original por Hazuki.

2 Comentários:

Unknown disse...

Aew! Ficou show! Heehee ^^

Hazuki disse...

Valeu meu amigo, e muito obrigado pela autorização! :D