O site 1UP postou um resumo da entrevista feita com o produtor Yoshinori Kitase e o diretor Motomu Toriyama essa semana na Famitsu, essa é a entrevista final antes do lançamento de Final Fantasy XIII para o PS3 no dia 17 desse mês. Confira as scans da edição e a tradução da entrevista:
Entrevista
- De onde surgiu a idéia para o sistema de batalha?
Toriyama: O conceito por trás dos sistema era de fazer uma fusão de elementos de ação, com bastante velocidade, com elementos mais táticos, criando uma estratégia para as batalhas. O vídeo que exibimos na época do anúncio do jogo [E3 2006] exibia um sistema de batalha ATB (Active Time Battle) que era muito rápido. Para fazer isso funcionar implementamos conceitos como multiplos comandos e outras coisas, que levaram a criação dos sistemas de chains [ligar ataques] e breaks [quebrar a defesa], o que acelerou tudo ainda mais. O estilo foi mudando, mas a idéia original sobreviveu a todo esse processo. O sistema de roles, ou papéis, famoso na sua definição "Paradigm Shift", ainda não existia na época do anúncio, mas foi algo que melhorou tanto a parte estratégica das batalhas que acredito que tenha sido melhor do que imaginávamos de início.
Kitase: Nos jogos da série até hoje o ponto mais importante das batalhas estava em escolher o comando certo para cada personagem baseado naquela situação. Mas se você ficasse dando os comandos para cada um dos três personagens, haveria um limite na sua velocidade, em quanto o jogador teria o controle daquela situação. Então que a escolha foi fazer com que o jogador agora tenha controle apenas do lider, planejando chains e formações enquanto que os outros dois personagens utilizam a Inteligência Artificial. Chegamos a conclusão de que era nesse ponto que o jogador conseguiria ter o controle ideal.
Foi daí que também surgiu o "Paradigm Shift", é esse sistema que mantém as batalhas divertidas enquanto é feito o balanceamento entre velocidade e estratégia. Criando papéis óbvios, como focar-se no ataque, defesa, recuperação, e permitindo que o jogador alterne-os facilmente, são coisas que permitiram que as batalhas tornassem mais dinâmicas.
- Os personagens já utilizam os papéis desde o inicio do jogo?
Toriyama: "Alguns estão disponíveis de início, após isso o jogador passa a receber mais conforme a história avança. Ao receber novos papéis, o jogador também recebe novas variações do Paradigm Shift, que é basicamente uma combinação de diferentes papéis.
- É possível pausar o tempo na batalha como em outros jogos da série?
Toriyama: Não há um comando que pare o tempo completamente, mas é possível ajustar sua velocidade, existem as opções "normal" e "lento".
Kitase: Quando as situações se tornam mais agitadas é necessário que o jogador troque de papéis rapidamente para manter-se no ritmo da batalha. Acho que os jogadores irão ajustar o Paradigm Shift de acordo com as situações, afinal ao utilizar uma combinação errada é possível perder todos os membros da party.
Toriyama: O sistema de invocações [ summons] de FFXIII é algo que se distancia bastante do que vimos nos outros jogos da série. Esse sistema é o ponto principal da ação que queriamos colocar nas batalhas. Mas também há muita estratégia por trás, como fazer os chains e então o break, por quanto tempo utiliza-los em suas versões normais. É bem empolgante controlar as invocações, é como se fosse uma bonus stage no meio da batalha.
- Estava nos planos desde o início de cada um dos personagem terem sua própria invocação?
Toriyama: Isso é algo relacionado a história, mas eu também quis que cada personagem tivesse uma ligação mais próxima com sua invocação. É por isso que diminuímos a quantidade delas e nos focamos em torna-las algo muito melhor.
- Uma das novidades de FFXIII é o sistema de Missões focado nos jogadores hardcore, que poderão adquirir missões opcionais com algumas sendo extremamente dificeis. Há quantas missões nesse sistema?
Toriyama: Eu não teria como dizer um número exato, mas há uma boa quantidade. Mais da metade dos monstros envolvidos nessas missões são mais fortes que o chefe final do jogo, então se o jogador voltar a seguir a história após ter feito boa parte dessas missões é provável que o chefe final seja bem fácil.
* Levando a entrevista adiante, Kitase revelou que FFXIII esteve em desenvolvimento por aproximadamente meia década *
Kitase: A equipe de FFX-2 International começou a trabalhar em FFXIII após o termino daquele projeto. Fazem 5 anos desde que vieram com o conceito para FFXIII - que naquela época ainda estava previsto para o PS2. Nós trocamos de plataforma para o PS3 antes de fazer um anúncio para o público, nesse ponto é algo de 3 anos e meio aproximadamente. Fizemos as pessoas esperarem um tempo considerável, mas acredito que utilizamos esse tempo de uma maneira muito boa.
Detalhes sobre o jogo
Nessa mesma edição também foi feito um artigo detalhando alguns pontos do jogo:
- SUPORTE A TROPHY
- FFXIII terá suporte a Trophies. Os Bronze Trophies serão adquiridos bastando seguir a história. Já os Gold terão requisitos especifícos.
- TEMAS
- Alguns Trophies fazem com que apareça uma opção "Especial" na tela título. Clicando na opção será possível baixar temas para a XBM (Cross Media Bar). As condições variam, uma das mais fáceis é lutar contra 100 inimigos de um tipo especifíco. Recebendo esse Trophy o jogador terá acesso a um tema de um personagem.
- INVOCAÇÕES E PAPÉIS
- Invocações e papéis terão um tipo de conexão, onde cada personagem terá um papel em particular que combina com sua invocação.
- REINICIAR BATALHA
- Em qualquer momento será possível reiniciar as batalhas, fazendo isso o jogador volta exatamente pro começo da mesma. Também será possível mudar equipamentos e perfis.
- VELOCIDADE DA BATALHA
- Assim como em alguns outros Final Fantasy, as batalhas em FFXIII serão em tempo real. As ações não irão parar mesmo quando você estiver selecionando comandos. Porém é possível ajustar em normal e lento.
- SAIBA MAIS SOBRE FFXIII
- Para aqueles que querem saber mais sobre o "background" da história do jogo, incluíndo pontos como a sociedade Cocoon, os fal'Cie, e Pulse, existirá uma opção chamada "Auto Clip" dedicada a isso.
0 Comentários:
Postar um comentário