sábado, 5 de setembro de 2009

Arte em forma de jogo, sequência de Okami é para o DS

Mais uma vez naquela polêmica de "Zelda é rpg ou não?" temos Okami, que também é interpretado de diferentes maneiras. Mesmo seguindo o estilo do blog de falar de rpgs, não há uma necessidade de nos limitarmos a extremos, já que até mesmo adventures possuem um publico bastante próximo dos rpgs, aliás, esse é um gênero que pretendemos dar um destaque nos finais de semana no blog.

Bom, mas o parágrafo acima é só uma desculpa para falarmos hoje de Okamiden, sequência direta de um dos títulos mais surpreendentes da geração passada, um dos melhores exemplos do que poderiamos chamar de "adventure rpg", com uma das escolhas artísticas mais belas da geração.

Lançado originalmente para o PS2 e depois portado para o Nintendo Wii, Okami é um verdadeiro sucesso de crítica e vem acumulando prêmios até hoje. Apesar disso não ter sido refletido nas vendas, mas o jogo ganhou status e reconhecimento entre a comunidade gamística e na mídia em geral, influenciando até mesmo em outros títulos, como Street Fighter IV, que se inspirou diretamente nas pinturas sumi-e.

É provável que muitos já devam ter visto alguma scan ou informação sobre esse anúncio da continuação de Okami, então esse post será na verdade um resumo do que foi divulgado no decorrer da semana:

Okamiden

Em Okamiden: Chisaki Taiyou, sequência para o aclamado Okami, o jogador controla o que aparenta ser um novo lobo, "Chibiterasu", imagine ele como uma versão mais nova de Amaterasu, do título anterior.

Okamiden acontece alguns meses após o final de Okami, seguindo diretamente os eventos do primeiro jogo. Issun, o guia de Amaterasu em Okami, acompanha "Chibiterasu" até Sakuya, a garota que trouxe Okami ao mundo no original. Sakuya pede que o personagem a ajude.

Okamiden aparenta seguir um estilo bastante fiel ao original, com seu visual colorido, combates e puzzles. A mudança principal fica por conta da stylus, o jogador poderá utiliza-la para controlar seu Celestial Brush. Outra novidade é que o lobo terá a ajuda de diferentes parceiros no decorrer da história, como em um momento onde se deve recuperar uma ponte. Um desses parceiros será o jovem Kuninushi, filho de Susano, um dos personagens mais característicos do primeiro título. No decorrer de Okamiden o jogador aparentemente descobrirá como que Susano teve um filho, já que o jogo ocorre apenas alguns meses após o original.

O primeiro Okami foi desenvolvido pela Clover Studio, antes do estúdio fechar as portas e terem formado a Platinum Games. Pelo que foi divulgado Okamiden está sendo desenvolvido pela Capcom, com o produtor do jogo sendo Motohide Eshiro, que produziu Ace Attorney Investigations e dirigiu Onimusha 2, e dirigido por Kuniomi Matsushita, que esteve envolvido em Dino Crisis e mais recentemente na versão de Okami para o Wii.

Em entrevista para a Famitsu ambos revelaram que o surgimento de Okamiden foi uma surpresa. Em dezembro de 2008 Matsushita chegou até Eshiro e comentou que gostaria de fazer uma versão portátil de Okami. Não apenas isso, ele já havia feito até mesmo um protótipo. Após ver esse protótipo Eshiro decidiu transformá-lo realmente em um jogo.

A revista perguntou porque Matsushita quis levar Okami para um console portátil, que respondeu que essa idéia surgiu porque ele gostaria que o máximo de pessoas pudessem conhecer o charme do visual e da fórmula de Okami.

O desenvolvimento de Okamiden está atualmente nos 25% e seu lançamento está previsto para 2010 no Japão.
Veja algumas imagens e vídeos do que foi divulgado até o momento.

Scans do anúncio do jogo na Famitsu, em alta qualidade:



Pequeno vídeo teaser, em preparação para a feira Tokyo Game Show que acontece esse mês no Japão:

Fidelidade do visual surpreende no DS

Algumas artworks e screenshots:






Photobucket
(clique para ampliar)

Créditos: IGN e Famitsu.

Muitas novidades devem aparecer nas próximas semanas, principalmente durante a Tokyo Game Show a partir do dia 24.

0 Comentários: