terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tetsuya Nomura revela detalhes de Kingdom Hearts: Birth by Sleep (PSP)

.
.
.
Direto das páginas da recente Famitsu:
.
.
A tradução completa da entrevista com diversos detalhes de variados aspectos de Kingdom Hearts: Birth by Sleep - episódio exclusivo da franquia ao portátil PSP, e que segundo a cronologia, marca a origem de todas as aventuras posteriores.
.
Originalmente postado por Krexia do fórum KH Insider (tradução e adaptação por Hazuki):
.
Birth by Sleep, mais de 50hrs de jogo?!
Aqua, Ventus e Terra
(esq. para dir.)
.
Famitsu - Sobre controlar cada um dos 3 personagens: como exatamente isso funciona?
.
.
Tetsuya: No início você escolherá quem quer controlar, e então usará este personagem até completar sua história. Dependendo do personagem que escolher, você revelará fatos inacessíveis aos outros personagens. Cada mundo possuí situações para todos os 3, cada um com diferentes bosses (chefes), então é como se houvessem 3 jogos inclusos em 1. Se você jogar junto a um amigo, o desfecho no caminho da história mudará de acordo com os personagens que vocês escolham, então tomem cuidado com spoilers.
.
..
Famitsu - Entendo. Então, quanto tempo de jogo para cada personagem?
.
Tetsuya: De acordo com nossas correntes estimativas, por volta de 15hrs. Customizar seu deck irá também tomar um certo tempo, então se você jogar com os 3 personagens o tempo de jogo pode se exceder as 50hrs.
.
Famitsu - Os 3 personagens movem-se completamente separados?
.
Tetsuya: Normalmente, sim, mas ocasionalmente 2 ou 3 deles terão cenas juntas. Há Ven procurando por pistas sobre o Mestre Xehanort e o perseguindo, há também Aqua que está procurando por Ven porém preocupada com Terra. No topo da linha da trama principal, cada um dos personagens segue em um tempo de enredo diferente.
.
Famitsu - Não há muita informação lançada até o momento sobre Aqua. O que você pode nos dizer sobre ela?
.
Tetsuya: Ela é incrivelmente séria. Ela é uma estudante rigorosa de honra. Um pouco tímida de algumas coisas que ela fez. Aparenta ser fria, mas é amável com seus amigos. É a mais concentrada entre os 3.
.
Famitsu - Aqua possuí alguns movimentos parecidos com flutuar e planar, e alguns característicos em batalha também.
.
Tetsuya: Seus movimentos são os de uma tão chamada "garota maga" (risos).
.
Famitsu - Acredito que os fãs estejam se perguntando sobre a verdadeira natureza de Ven, que lembra tanto ao Roxas, e o que o futuro de Terra lhe reserva...
.
Tetsuya: Nós demos várias dicas nessa área, então acho que haja pessoas que saibam desvendar o que há por trás. Como sempre há muitos enigmas neste jogo, mas todos os mínimos detalhes serão explicados. Ven tem um pouco de Roxas, e do tradicional protagonista Sora dentro de sí. Sua personalidade positiva se aproxima a de Sora, mas Sora geralmente não se preocupa com nada, nesse quesito Ven leva as coisas mais a sério. Então ele talvez seja metade Sora, metade Roxas. Mas como o jeito em que ele segura sua Keyblade, haverá um sentimento diferente a se jogar com ele em comparação aos outros dois personagens.
.
Famitsu - O que você pode nos contar sobre o "Unversed"?
.
Tetsuya: O nome em inglês será "Unversed". O significado é "aqueles que não são bem entendidos em existência/vida" e eles se fortalecem através de sentimentos negativos. Você entenderá melhor o significado disso quando jogar.
.
Grandes expectativas para os novos mundos
Stitch - amanhã uma ajuda, hoje "protagonista". Cronologicamente falando!
.
Famitsu - 2 novos mundos apareceram.
.
Tetsuya: Dessa vez estamos contando uma história mais complicada que as anteriores. Não só pelo enredo de "Birth By Sleep" [Nascido pelo Sono]; haverá também conexões mais profundas junto aos títulos Disney.
.
Famitsu - Em "Cinderela" vocês estão até mesmo figurando na cena das sapatilhas de cristal.
.
Tetsuya: Nós particularmente queríamos incluir este evento. Quando você diz "Cinderela" você remete à sapatilha de cristal, certo? (risos)
Ainda, como com Ven e Jack, essa não será a história completa, mas há cenas em que você seguirá personagens secundários também.
.
.
Famitsu - E o mundo de "Lilo e Stitch" é algo em que você possa se satisfazer também.
.
Tetsuya: É uma história de antes de Stitch ser conhecido por este nome, então ao invés do Havaí, sua espaçonave será o cenário principal. Ele é um personagem bem popular, e ambientar isso em uma nave deve tornar as coisas mais interessantes.
.
.
Famitsu - E saberemos mais sobre as origens das "7 princesas"?
.
Tetsuya: Isto está conectado à idéia de "corações de luz, sem trevas". Mas não é sobre o nascimento das princesas, tem a ver com "algo" que desperta nos corações das pessoas onde a luz reside. É sobre isso que os 3 protagonistas estão investigando.
.
Batalhas estimulantes dispensam estratégias complicadas
Ven (ou Roxas, Sora, estou perdido...) é focado no gameplay acima
.
Famitsu - E quanto ao conceito de batalha?
.
Tetsuya: Mais que "358/2 Days" [DS] ou "Coded" [Celulares], "Birth By Sleep" é uma evolução em Kingdom Hearts. Cada um dos protagonistas possuí movimentos bem individuais, logo será completamente diferente de quando você jogou com Sora. Este jogo pode ser o mais estimulante em toda a série. O novo sistema de batalha com seus "Deck Commands" e "Shoot Lock" realmente unem-se a essa animação.
.
.
Famitsu - Quais são as características de batalha ao uso dos "Deck Commands"?
.
Tetsuya: Acho que ao invés de pensar cuidadosamente enquanto se luta, é mais sobre lutar através de seus reflexos. Acho que você será capaz de sentir quando apertar os botões, que seu corpo irá naturalmente aprender a ir ao "próximo triângulo".
.
Famitsu - Então você mesmo pode organizar os comandos em seu "Deck"?
.
Tetsuya: Isso mesmo. Para que você não tenha que enfrentar coisas complexas durante as batalhas, você configura diversas coisas de antemão. Como "Chain of Memories" [GBA, PS2], você constrói seu Deck antes, e durante as batalhas simplesmente usa uma técnica atrás da outra. Elas não acabam como cartas, mas você precisará recarregá-las. Com a inclusão dos Decks, o sistema de crescimento tornou-se mais ou menos em um de mudança. Talvez algo como um minigame... é bem diferente.
.
Famitsu - É algo que até então não vimos na franquia.
.
Tetsuya: Imagino se não fomos longe demais (risos). É um sistema o qual estamos preparando desde um certo tempo, e de agora em diante divulgaremos mais informações, fiquem ligados.

.
Famitsu - Você pode mudar o estilo de comando para o estilo que desejar?
.
Tetsuya: Para técnicas que mudam de estilo, existem específicas condições a serem cumpridas. Então assim que você entender o sistema você será capaz de editá-lo da forma que lhe convir. Contudo, o foco foi em que as pessoas não tenham que pensar arduamente sobre isso enquanto jogam.
.
Famitsu - Então com os estilos, é mais fácil usar um tutorial para aqueles que se modificam?
.
Tetsuya: É claro, há tutoriais que irão lhe dizer que certos inimigos são fracos contra o fogo, e outros de como aumentar o dano. Mas mudando os estilos também se torna fácil ter diversão pelo uso dos diversos tipos de ataques.
.
Famitsu - Os "Finish Commands" [Comandos de Finalização] também podem evoluir, garantindo uma rica variedade nas batalhas, certo?
.
Tetsuya: Há realmente todos os tipos de condições que mudam os comandos, e você pode conectá-los ao sistema "D-Link", o qual ainda não divulgamos muito a respeito. "Kingdom Hearts" realmente não se foca em uma ação difícil; há muitos jogadores que jogam pelo apertar de um mesmo botão. É nisso que o jogo baseia-se. As coisas não se tornarão maçantes se você apertar o mesmo botão, é um sistema que muda pra permanecer divertido. Você pode usar um comando com um único botão, e até mesmo jogá-lo simplesmente como um jogo de ação onde você pode desfrutar uma riqueza de variedade. A única coisa é que por incorporar muito desse novo sistema, os 3 protagonistas se tornaram fortes demais e os truques para derrotar os chefes meio que desapareceram (risos). Nos iremos trabalhar no balanceamento desse quesito.
.
Qual o próximo jogo? todos se perguntam!
Calma lá, é só mais um dos muitos fakes de internet! 
.
Famitsu - A TGS [Tokyo Game Show] está chegando, haverá demos [demonstrações]?
.
Tetsuya: No momento estamos dando prioridade a ordem das datas de lançamento, então não haverá nada grandioso, só um pequeno espaço para as demos. Não podemos mostrar vídeos em um grande teatro fechado todos os anos. Para aqueles que jogarem as demos de "Birth by Sleep" e "Final Fantasy XIII", nós pretendemos manter uma pequena tela com trailers especiais desses dois títulos e "Dissidia FF Universal Tuning". Esse é o plano da Square Enix no momento, e provavelmente não prepararemos nenhum novo trailer para "FF Versus XIII", "FF Agito XIII" ou "The Third Birthday" ["Parasite Eve 3"].
.
Famitsu - E quanto a data de lançamento de Kingdom Hearts BbS?
.
Tetsuya: Estamos tentando ajustá-la de acordo com a data de "FF XIII". Em termos de atual desenvolvimento "FF XIII" segue na frente, logo, deve ser o primeiro. Mas acho que conseguiremos fazê-los esperar pouco para jogar.
,
Famitsu - Você acha que as pessoas irão querer terminar o 1º título [como mencionado no início do texto, Birth precede o 1º KH do PS2, logo, é uma seqüência a este exclusivo do PSP] novamente após BbS?
.
Tetsuya: Hmmm, eu acho que existem muitos elementos intrigantes, então talvez eles queiram jogar o próximo jogo... e haverá uma cena secreta também.
.
Famitsu - O próximo jogo, você quer dizer o "III"?!
.
Tetsuya: O próximo jogo será o próximo jogo (risos).

2 Comentários:

gabriel disse...

Pelo informações, parece que o de DS vai comer poeira.

Hazuki disse...

Não diga isso PrimeTime! :CRY:

Jogarei o do NDS com a mesma empolgação, mas eu ficaria completo se tivesse um portátil dark side em mãos. *.*