quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Final Fantasy XIII: Entrevista da Dengeki (PS3 / Xbox 360)




Entrevista divulgada pela revista japonesa Dengeki, traduzida para o inglês por Awntawn e Kirashi, do fórum neogaf, e versão em português por CitanMK.

Muitos detalhes interessantes divulgados pela Dengeki, que apesar de seu "puxa saquismo" nos trouxe uma das melhores entrevistas sobre o jogo até o momento. Vamos lá:

Entrevista com Yoshinori Kitase (Produtor) e Motomu Toriyama (diretor)

Desenvolvimento da versão Japonesa 90% concluído? Incrível - Dengeki

Dengeki - Como está caminhando o desenvolvimento de FFXIII?

Kitase: Claro que estamos focados na versão japonesa para o PS3 no momento, então os 90% se referem a essa versão. Estamos entrando no estágio final de desenvolvimento, nos retoques.

Dengeki - O quê?! Está indo mais rápido do que imaginavámos. Então quer dizer que FFXIII estará jogável na Tokyo Game Show em setembro?

Kitase: Vamos ver... (risos). Mas o objetivo é lança-lo neste inverno, então se queremos que as pessoas dêem uma conferida no jogo, a Tokyo Game Show é um momento bom pra isso, veremos.

Dengeki - Falando nisso, há planos para um novo demo?

Kitase: Já que o demo presente na edição japonesa de Advent Children Complete era apenas para os japoneses, precisamos levar em consideração outros territórios também, por isso não iremos negar um novo demo. Porém no Japão a idéia é se concentrar no lançamento do jogo, sem outro demo. Ainda não anunciamos oficialmente a data de lançamento, mas o jogo está muito mais perto do que as pessoas imaginam (risos).

Dengeki - No caso de FFXIII aparecer na Tokyo Game Show, em que ponto gostariam que as pessoas prestassem mais atenção?

Kitase: Se alguém já tiver ficado satisfeito com o demo, o jogo agora possuí summons e outras partes que não estavam disponíveis antes, então há muito o que conferir.

Toriyama: Também estará disponível um novo sistema tão importante quanto essa introdução das summons, em relação a isso...

(aponta para uma tela exibindo trechos de uma batalha)

- Sobre esse sistema chamado "Paradigm Shift".

Dengeki - Durante as batalhas, "Paradigm Shift" surge escrito na tela?

Toriyama: Isso tem a ver com as táticas de combate dentro do sistema ATB [Active Time Battle], é algo que ainda não anunciamos oficialmente. Chamado de "Paradigm Shift" em inglês, sistema que terá um nome diferente em japonês, esse sistema serve para mudar os "papéis" dos personagens através de um formato dinâmico de inteligência artificial, por exemplo, um perfil mais ofensivo ou defensivo, ou até mesmo diferente padrões para situações mais específicas. É algo que poderá ser alterado no meio da batalha.

Dengeki - Existirão quantos tipos diferentes?

Toriyama: Há diversos "papéis" diferentes, e se unir padrões diferentes entre os 3 personagens da party, não haverá limites. Um exemplo, é possível se concentrar totalmente na defesa com um planejamento defensivo/defensivo/cura.

Dengeki - Então o jogador receberá novos tipos conforme progride na história?

Toriyama: Correto, serão disponibilizados novos "papéis" conforme o jogador progride no jogo, podendo customizá-los através do menu. É possível imaginar comparando-o ao Gambit system de FFXII, mas com você podendo mudar o padrão dentro da própria batalha. Esses papéis serão independentes do Active Time Battle, no sentido de que se o jogador quer realmente conseguir um ranking bom dentro daquela batalha, ele terá que escolher e manusear os diferentes "papéis" da maneira mais eficiente possível.


Sistema de batalha do jogo evoluiu bastante desde o demo japonês

Dengeki - Magia e outros elementos do jogo serão influenciados por esse sistema também?

Toriyama: Sim. Um exemplo, há jogadores que jogam quase que totalmente na ofensiva e não querem saber de magias de suporte. Alias, eu jogo assim (risos). Mas onde quero chegar é que, escolhendo os papéis corretamente, eles serão utéis pra você, também podendo alternando entre possibilidades de magias e outras estratégias.

Kitase: É algo útil principalmente em batalhas demoradas contra chefes. Mas claro que também é possível ir totalmente por esse lado ofensivo.

- Sobre summons [Invocações], o que há de especial no sistema de FFXIII.

Dengeki - Nos conte tudo que for possível sobre as summons do jogo.

Toriyama: Summons em FFXIII terão dois modos, o modo normal e também um "driving mode" [resumidamente, será a transformação da summon em algo próximo de um veículo, dando ao personagem a possibilidade de controlá-lo]. Com a Shiva já vimos ambos, seu modo normal e também sua transformação em moto. No caso de Odin ele terá sua transformação em Gestalt, um cavalo que Lightning pode montar. Nesses momentos o jogo ganha um estilo mais centralizado na ação.


Normal


Driving Mode

Dengeki - O "driving mode" aparenta ser bastante poderoso, esse será o modo principal de utilização das summons?

Toriyama: Driving mode é realmente bastante poderoso, mas seu tempo de execução é limitado. O tempo disponível dependerá diretamente da perfomance do jogador com a summon em sua versão normal, a partir do desempenho com os chains [sequência de ataques]. Ou seja, para utilizar o Driving Mode, é necessário utilizar o modo normal antes.

Dengeki - Mesmo com as summons e o Paradigm Shift, há mais detalhes do sistema de batalha que não foram comentados?

Kitase: Na verdade, ainda nem falamos sobre o sistema de evolução dos personagens. Mas podemos afirmar que é algo no estilo do que foi o Sphere Grid em FFX e o License Board em FFXII.

Toriyama: Quanto ao sistema de batalha, o demo permitiu que os jogadores tivessem acesso apenas a alguns momentos de ação. Mas combine isso com toda a tática que será gerada junto do Paradigm Shift, e você começa a ter uma imagem melhor do sistema de batalha do jogo.

Kitase: No demo também era necessário escolher um comando por vez, mas o que temos hoje é algo muito mais "suave" com a utilização do Paradigm Shift. Aqueles que jogaram o demo provavelmente sentirão que na versão final do jogo a batalha é ainda mais veloz.

Dengeki - No demo era importante lançar os inimigos ao ar, fazendo ataques na sequência. Isso foi mantido?

Toriyama: Na versão que temos agora, tanto o personagem controlado pelo jogador quanto aqueles controlados pela inteligência artificial possuem diferentes "papéis" que determinam seus atos. Se os "papéis" forem definidos corretamente, coisas como lançar um inimigo ao ar poderão ser feitas automaticamente nas circunstâncias certas através da própria Inteligência Artificial.

Dengeki - Por favor comente um pouco sobre a dificuldade do jogo.

Toriyama: Em FFXIII temos um sistema onde quando o jogador morre na batalha, ele pode recomeça-la, por isso tivemos que tornar as batalhas mais difíceis dessa vez. As vezes será importante se focar na defesa e esperar o momento exato para atacar.

Dengeki - Então os chefes serão difíceis?

Toriyama: Esperamos que as pessoas morram muitas vezes nas primeiras tentativas (risos).

Kitase: Até hoje a série sempre fez o jogador voltar a um ponto de save anterior após um game over, então tinhamos que manter uma dificuldade mais "bondosa" com o jogador. Mas como dessa vez será possível recomeçar a batalha, estamos tornando elas mais díficeis. Continue tentando até encontrar uma estratégia que de certo.

- Em relação aos personagens e a história, e a nova personagem misteriosa!

Dengeki - Falamos muito sobre os sistemas de jogo hoje, mas poderiam nos detalhar um pouco da história?

Toriyama: Como já comentamos em entrevistas anteriores, o tema da história é "Determinação". Nossos heróis foram selecionados para serem l'Cie por seres conhecidos como fal'Cie; isso é o equivalente ao receber o "poder dos deuses", dos próprios deuses. Eles terão que descobrir como utilizar esses poderes, e no momento que estivermos chegando no climax da história, eles terão que tomar uma "decisão" muito importante, é onde a determinação será vista.


Hope se sente protegido nos braços de Vanille

Dengeki - Então Lightning tem sua determinação/decisão, e Snow também tem?

Toriyama: Sim. A história é contada através de diferentes perspectivas. Há outros personagens que serão vistos mais adiante na história, tem essa garota que ainda não revelamos...

Dengeki - Uau! Uma adorável garota, com uma imagem completamente diferente da Lightning e Vanille. Ela usa uma mini-saia, a sensação que passa é bem próxima de uma estudante do colegial.

Toriyama: Ela é provavelmente a personagem mais bonita do jogo (risos). E também é uma personagem crucial na história, então quando a revelarmos de vez, acredito que a história começará a fazer muito mais sentido para muita gente. De qualquer maneira, não seria um exagero dizer que FFXIII terá o maior foco nos personagens em toda a série até hoje. Ao lado do gameplay, esperamos que todos curtam o jogo.

Finalizando essa tradução, algumas novas scans:

Dengeki

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Famitsu

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