segunda-feira, 27 de abril de 2009

Review - Avalon Code (NDS)


Avalon Code chegou ao DS como sendo uma aposta original da Matrix Software, empresa que no portátil ficou conhecida pelos remakes de Final Fantasy III e IV, mas que também tem no seu currículo jogos como Alundra e Dual Hearts.

Esse novo jogo da empresa para o DS é um action-rpg, e em pontos lembra títulos clássicos como o já citado Alundra. Mas qual o resultado dessa aposta original da Matrix Software no DS? Veremos a seguir.







História (8/10)


Avalon Code conta a história de dois irmãos que vem tendo visões a respeito de um livro em seus sonhos, até que um dia ao acordar de um desses sonhos eles se vêem com o livro em suas mãos, descobrindo que com esse livro devem salvar seu mundo da destruição alterando os elementos desse universo ao seu redor. A história de Avalon Code gira em torno desse livro, o qual todos os eventos e até mesmo o gameplay do jogo são diretamente influenciados.

O jogo trás um elenco de personagens interessantes e momentos muito bem produzidos pela ótima engine (motor gráfico) da empresa, porém a história do jogo segue de uma maneira bastante básica, é um caminho sem muitas surpresas, mas que mesmo assim cumpre seu papel em entreter o jogador no decorrer do jogo.



Gráficos (9/10)

Nos gráficos temos um jogo que é possivelmente um dos mais bonitos do DS. Novamente é interessante citar o nome da Matrix Software, que mostrou através desse jogo que está dominando com excelência o hardware do DS, e isso é refletido em diversos momentos no decorrer do jogo.

O jogo possui um dos melhores 3D do portátil, usando e abusando dessa parte técnica caprichada, com personagens bastantes detalhados e cenários que muitas vezes nos impressionam nos pequenos detalhes, como folhas caindo, vento, entre outras coisas. O jogo recebeu um trabalho de primeira nesse ponto.




Som (8/10)

As músicas do jogo são bastante agradáveis e acompanham bem o clima do jogo. Nem todas as faixas se destacam, mas há algumas onde isso acontece, como a faixa tema de um dos personagens e alguns temas de dungeons e áreas do jogo, que estão bem acima da média.

Avalon Code trás também alguns diálogos falados, mas são poucos, focando-se mais nos eventos principais e outros pequenos trechos. A dublagem americana ficou boa, apesar do volume das vozes ser um pouco mais baixo se comparado a versão japonesa. Isso é notável mais no começo do jogo, sendo que depois melhora.

Jogabilidade (8/10)

Esse é sem duvida o ponto mais polêmico do jogo. Avalon Code tentou inovar em muitos pontos ao usar um menu em formato de livro, que ligado diretamente a jogabilidade trouxe bastantes novidades interessantes, mas nem todas ficaram tão boas na execução.

De inicio o jogo assusta: o livro é grande e parece bastante complexo, é difícil se acostumar a ele a primeira vista e isso deve afastar muitos jogadores de imediato. Porém aqueles que passarem desse inicio irão perceber que na verdade o livro é bem menos complexo do que aparentava ser, poderia dizer até que o livro se torna bastante simples, apesar de ter uma interface que torna bem trabalhosa sua navegação. O livro é ligado diretamente ao que acontece no jogo, com ele podemos influenciar diretamente nos personagens, resolver puzzles, modificar status de armas e monstros, entre outras tantas coisas.



De resto a jogabilidade do jogo segue o clássico estilo Action-Rpg, com combos, um sistema especial de combos chamado Judgement Link, ataques especiais, além de diversos tipos de armas (espada, revolver, bomba, machado...). Avalon Code, em seu decorrer, vai apresentando ao jogador diversas novidades na jogabilidade, algo que mantém o jogo fluindo sempre de uma maneira bem interessante, não caindo na repetição.

Um ponto final a destacar na jogabilidade é a respeito das dungeons. Em Avalon Code a maioria delas funcionam como se fosse um jogo da série Zelda, com grande foco na solução de puzzles e exploração, que dependem diretamente da interação com as armas e elementos que o jogador possui. Grande parte das dungeons do jogo são divididas em salas, onde cada uma possui um puzzle diferente e um sistema de ranking de acordo com o seu tempo, algo bem original do jogo, que em outros pontos também lembra um pouco a série Zelda.




COMENTÁRIOS FINAIS

Com duração em média de 20 horas, sem contar sidequests, Avalon Code é um jogo que aqueles que aceitarem dar uma chance indo adiante conhecerão algo bastante único. Apesar dos seus pequenos erros, os acertos se destacam, e muito, e o jogo tem bastante personalidade. Em um gênero onde há sempre poucas mudanças é interessante ver um jogo que se arrisca tanto em fazer algo diferente.

Nota final: 8.0

1 Comentários:

Eu Mesmo disse...

Não concordo com esa nota.

É verdade que o jogo não é ruim, mas achei demasiadamente repetitivo. Todas as fases são exatamente IGUAIS as fases anteriores.

Esse jogo merece no máximo uma nota 5