sexta-feira, 20 de março de 2009

Review - Suikoden Tierkreis (NDS)

Este review, em especial, foi escrito para dois websites que eu frequento: O Portal NDS Brasil, na minha opinião o melhor portal em se tratando de Nintendo no Brasil e onde sou frequentador assíduo do forum, e o blog Side Quest, um blog especializado em RPGs relativamente novo e do qual sou um dos membros. Se ainda não conhece um dos dois sites, recomendo dar uma visitada, você não vai se arrepender.

Deixando as apresentações de lado, estou aqui para falar do mais novo jogo de minha série favorita: Suikoden Tierkreis é um spin-off da série de RPG da Konami, Suikoden. Mesmo antes do lançamento, causou certo furor dentro e fora da comunidade de fãs da série. Muitos fãs ficaram simplesmente felizes de sua série querida não ter morrido, enquanto outros decretaram a morte da série, pois o jogo mudou muitos sistemas e dogmas da série. Fora da comunidade de fãs, o jogo chamou a atenção pela sua beleza, cuidado com detalhes, e promessa de um jogo com boa história, e acessível aos "não-iniciados" na série.

Mas, agora que saiu, aí está a questão: Suikoden Tierkreis é um bom jogo? E, para os fãs da série, é digno de ser chamado Suikoden, mesmo sendo spin-off? Pois é o que vamos ver. Ah, antes que digam "Mas Neo, você é fã da série, NUNCA que vai falar mal de Suikoden e mimimi", eu digo: Bem por esse jogo ser da série Suikoden, tentatei ser MAIS duro em meu review. Se um jogo for mediano, para mim, tudo bem. Se um Suikoden for mediano, isso é imperdoável.

História (9.5/10)

O que pode ser considerado por muitos fãs de RPG a parte mais importante, a história de Suikoden sempre foi mais voltada para a politica do que os RPGs tradicionais. Tierkreis não é exceção a regra, com uma história cheia de reviravoltas, intrigas políticas, batalhas entre exércitos e tudo mais. Muitos elementos tradicionais, que podem até ser chamados de clichês da série, estão presentes. Para os fãs, respirem aliviados: a história de Suikoden não foi simplificada para atrair um novo público. O jogo tem uma história nova, sem nenhuma ligação com os jogos anteriores, porém complexa como os jogos da série principal. Os personagens tem carisma, dramas pessoais, e muitos são bem definidos, com histórias profundas e cheias de tragédias pessoais. Não vou me prolongar nessa parte, pois acabaria entregando partes da história.

Gráficos do jogo
O jogo tem belos gráficos
Gráficos (10/10)

Suikoden nunca privou muito pelos gráficos. Todos os jogos da série, até agora, não foram nem de longe os mais bonitos dos respectivos consoles. Pois bem, Suikoden Tierkreis muda um pouco essa história. Seus cenários desenhados são lindos e os personagens bem renderizados. O jogo está cheio de animações - em estilo anime - entre as cenas, e mesmo os efeitos são incríveis, para o DS. Com certeza, um dos jogos mais bonitos do sistema, hoje em dia. Realmente usou bem o potêncial do DS, nota 10, com certeza.

Som (7/10)

Outro ponto que será notado por quase todos os fãs é o som. As músicas, em si, são ótimas, e normalmente representam bem a cena ou localização em que elas tocam. Um detalhe legal, para os fãs da série, é que as músicas soam muito como músicas dos jogos da série principal, porém, na maioria das vezes, não soam como idéias reusadas. É como se as músicas tivessem a alma de Suikoden.

Não há muito do que se falar dos efeitos sonoros, eles estão lá, usados nas horas certas, não soam estranho, e muitos são reaproveitados da série principal, o que acaba não sendo ruim, também.

O maior problema está, com certeza, na dublagem. No começo do jogo, a dublagem varia entre nada especial, para a maioria dos personagens, para horrível, no personagem principal. Nada contra a VOZ em si, do dublador, porém parece que o personagem fala correndo, sem usar espaços, e muitas vezes fica até ruim de entender o que ele está dizendo. Depois de algumas horas de jogo, ao se acostumar, você começa a gostar das vozes de alguns personagens, e a dublagem realmente melhora. O personagem principal também começa a falar mais devagar, e a qualidade da dublagem em si dá uma subida. Porém, uma coisa é sempre presente: Uma sensação "metálica" nas vozes dos personagens. É estranho, mas prestando a atenção, dá pra perceber. Por fim, as músicas são ótimas, os efeitos sonoros adequados, e a dublagem começa mal, mas melhora.

Batalha
Sistema de Batalha similar aos outros Suikoden
Jogabilidade (9/10)

Tierkreis é um RPG tradicional, com batalhas aleatórias por turnos. Assim como na série tradicional, as batalhas aleatórias apresentam certa dinamicidade - por exemplo, se dois personagens com velocidades parecidas atacarem inimigos diferentes, ambos fazem o ataque ao mesmo tempo, assim diminuindo o tempo de espera na batalha. Os Unites, ou ataques combinados com mais de um personagem, também estão presentes, mesmo que mais raros, pois o número de personagens na batalha diminuiu, da série principal, de 6 para 4. Ainda é possivel ajustar a formação dos personagens, com 6 espaços disponíveis - 3 na linha de frente, e 3 na retaguarda.

Uma diferença de Tierkreis é que os personagens não tem armas definidas, ao invéz disso podendo equipar vários tipos de armas que podem ser comprados. As armas tem três tipos de distância - S, M e L. Armas S e M só acertam inimigos na linha de frente, enquanto as L podem acertar todos. Armas S só podem ser utilizadas por personagens na linha de frente, enquanto M e L podem ser utilizadas também na retaguarda. Outra grande diferença entre Tiekreis e os outros jogos da série é o sistema de magia. Enquanto na série tradicional, os personagens dependiam de Runas que poderiam ser compradas, em Tierkreis os personagens aprendem novas magias no decorrer do jogo, podendo escolher 4 por vez para utilizar nas batalhas. Cada magia tem seu gasto, e cada personagem tem seu MP, ao invés de um número fixo de usos por "nivel de runa". Tirando o fato de utilizar MP, pode-se considerar o sistema de Tierkreis pode ser considerado um sistema de "runas personalizáveis", onde você escolhe a magia de cada nível.

Um ponto sempre existente em Suikoden é o quartel-general dos personagens, nesse caso um castelo. Assim como nos jogos da série, o castelo evolui ao decorrer do jogo, e parece cada vez mais vivo, quando são recrutadas novas estrelas. Ponto positivíssimo pro jogo nesse ponto, você realmente sente que o seu exército evolui ao recrutar novos membros. Por fim, também existem algumas atividades para serem feitas no castelo, e missões extras. No castelo também está disponível o modo wi-fi, onde você pode pegar personagens de outros jogadores, e enviar os seus próprios, para serem treinados. O interessante é que esse modo se encaixa perfeitamente na história do jogo, não sendo algo simplesmente colocado lá por colocar. No fim, gameplay ótimo, porém algumas vezes você cansa das batalhas - principalmente nos lugares mais fracos.

Gameplay
Existem muitos outros atrativos, como o modo Wi-Fi.
Comentários Finais

Suikoden Tierkreis é um bom jogo? Sim, tanto para os fãs da série quanto para novos jogadores. Por não conter tantos easter eggs e ligações com jogos anteriores, é bem mais acessível a novos jogadores que os outros jogos da série. Porém, não é recomendado que os fãs joguem Tierkreis esperando um Suikoden VI. O jogo é um spin-off com muitas diferenças da série principal, e sem ligações com a mesma. Sua história e personagens são dignos da série, muito bem trabalhados e caprichados. O único ponto que falhou um pouco no jogo foi a dublagem, e mesmo assim, ela melhora com o decorrer do jogo.

Nota final: 9/10.

1 Comentários:

Kappa ・D ・ disse...

to jogando suikoden 2 pra relembrar os tempos e peguar os 108 personagen...foi o que mais gostei....joguei o dois vi meu tio jogar o 1 e o 3....vi um pouco do 4 n gostei.....o 5 joguei mas deu pau no meu save ai n tive vontade de recomeçar to pensando em jogar esse....mas queria tirar aslgumas duvidas....

tem a viki???

tem muitos animais, monstros???....

tem akela viadagem do 4, que se vc n pegar alguns personagem em uma certa hora...vc n pega mais....tipo vc tem que ficar rondando no mapa tal em tal parte do jogo se n vc n pegar....no 4 tinha coisas assim..eu amo os monstros e animais...jogo no 2 com o shiro o kinnison o stalonne o principal dã...o gadget e o mukumuku...são os principais...eu tenho todos os 5 eskilos...fiquei bravo por n poder pegar todos os 4 animais...vc so pode escolher entre 2....grifon unicornio e os dois polvos....o jogo é muito grande??pois vo começar sands of destruction e to jogando professor layton... e tem o suikoden 2 mas ja to acabando XD.......desculpa pelo post GINGANTE....e agradeço pelas respostas des de ja.....amo a serie suikoden....o preferido é o 2....pretendo jogar o 3 depois...o 4 nen vo jogar o 5 um dia eu recomeço e termino e o 6 vamu esperar sair...pois ja foi anunciado...XD