domingo, 29 de março de 2009

Review - Mytran Wars (PSP)


Antes de começar esse review, cabe aqui uma pequena introdução um tanto quanto "Off": esse é o primeiro de muitos posts nesse blog que condensa toda a minha paixão gamística - RPGs. Agradeço à equipe do blog por me aceitar aqui [Neo e Hazuki meus amores, Citan e Musashi meus futuros amores ^^], e agradeço ao moderador Teles do fórum NDS Brasil pelo empurrão que me deu para que eu pleiteasse uma vaga aqui quando eu apenas lia os conteúdos e sonhava com isso. ^^

Sem mais, vamos ao jogo.

Mytran Wars é um misto de SRPG com RTS: temos um grid de batalha à lá Final Fantasy Tactics e comandos de dominar localidades, entre coisas do gênero. O game sofreu muitos adiamentos antes de ser lançado, e mesmo sendo altamente prometido por seus desenvolvedores como um ótimo jogo, saiu timidamente, sem maiores badalações em torno de si mesmo.

Mas então, o jogo é bom? Um dos tipos de RPG que mais me chama a atenção é o SRPG, então quando eu soube da existência desse jogo, criei um hype enorme por ele, mesmo com as parcas informações disponíveis na rede. Nesse review, vou dar a opinião mais imparcial que puder, dentro das premissas "eu amo SRPGs" e "eu joguei algumas horas que me fascinaram".

História: 7/10

Século XXIII. A terceira guerra mundial devastou o planeta, e no lugar dos governos, mega-corporações surgiram para deter o controle da população. Os recursos são escassos, e as mega-corporações voltam seus olhos para o espaço em busca desses. A maior dessas mega-corporações, Kondor Corp., possui avançada tecnologia em desenvolvimento para fins militares, e acaba descobrindo um planeta que aparenta ser um "El Dorado", rico em recursos prontos a serem tomados. A corporação envia exércitos armados até os dentes para esse planeta, exércitos que ao chegarem lá se deparam com uma civilização nativa, e então... Bem, estamos falando de humanos colonizadores. O resto vocês devem imaginar.



Gráficos: 10/10


Eu insisto nisso até o fim, enquanto me houverem forças: gráficos em tecnologia cell shaded são uma das coisas mais bonitas já criadas por desenvolvedores de jogos. E Mytran Wars utiliza-se destes gráficos com uma maestria absurda. Desde os cenários, detalhados com perfeição, às unidades de batalha... Aliás: esqueçam soldados, batedores, médicos de campo e coisas assim. A invasão é feita por MECHAS! Isso mesmo, você controla apenas mechas, de infantaria, pesados, de reconhecimento... O jogo tem um ritmo lento por ser extremamente detalhista, pois você dá o comando, então o mecha se prepara, se move, aponta e então atira, tudo isso rodando perfeitamente.

Fora isso, as cut-scenes do jogo são cenas cartunizadas no melhor estilo HQ norte-americano, e todas faladas (além de utilizarem balões como recurso de legenda), o que nos leva à...

Som: 8/10

Os diálogos são um show à parte e a dublagem não desaponta. As músicas em si do game variam de acordo com o momento, e muitas vezes você ouve apenas os passos retumbantes dos mechas em meio à florestas e hordas alienígenas em seu encalço.

Ah, por falar nas hordas alienígenas: o povo de Mytran é baseado em algum tipo de criatura de energia, ou talvez de matéria espiritual mesmo: quando ameaçados, se fundem à natureza local dando lugar a monstros gigantes muito bem bolados.




Jogabilidade: 9/10

A jogabilidade é simples, tanto para quem é familiarizado com o gênero SRGP quanto para os leigos. O jogo possui inúmeros tutoriais (muito parecidos com os tutoriais dos jogos da Level 5, com uma imagem e muitas legendas), que pipocam na tela a cada momento de necessidade.

O jogo é baseado em missões, cada qual com três tipos de objetivos: objetivos diretos, mandatórios da missão (resgate o silo de energia); objetivos opcionais, que não precisam ser cumpridos obrigatoriamente (mate todos os oponentes); e objetivos secretos, que você descobre se na sorte os cumpre (faça tudo o que foi mencionado antes em 10 turnos). Os objetivos são combinados para te fornecer um grade de recompensas, o que torna as missões rejogáveis de imediato, ótimo fator replay instantâneo.

Comentários finais

Para os detalhistas e pacientes, Mytran Wars pode ser uma ótima pedida. Sua lentidão não está em loadings intermináveis e telas que travam, mas no detalhismo gráfico, impecável. Para um público que prefere mais dinamismo, porém, o jogo possa parecer enfadonho a princípio, mas nada que não conquiste com o tempo.

Nota final: 8.5/10

2 Comentários:

Musashi disse...

Ramestre, seja bem vindo ao time, tomara que você goste muito de 'trabalhar' conosco.

Quanto ao Mytran Wars, me parece um bom jogo, pena que parece ser mais um que fica perdido entre outros de menos valor, mas com mais nome.

Hazuki disse...

Amore!!! :wub: Welcome aboard! :)

Eu curti muito a idéia de você fazer parte do nosso time! Assim temos alguém para puxar nossas orelhas (ou pelo menos a minha! xD) quando errarmos em nossos textos :P

Anyway, acho que sabes que não tenho PSP, porém sou fã do portátil e de alguns de seus jogos! E esse Mytran Wars me parece interessante, eu curto SRPGs! Tenho curtido bastante alguns que joguei no DS! Parabéns pela review! Ficou excelente!

E mais uma vez, bienvenido!